Sobrepeso e obesidade na mídia impressa: uma análise retrospectiva na revista Veja

Autores

  • Ana Maria Justo Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37674

Palavras-chave:

representações sociais, mídia, obesidade, sobrepeso

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as representações sociais do excesso de peso corporal difundidas em uma revista de circulação nacional. No período de 1968 a 2012 foram identificadas 198 reportagens e 21 manchetes de capa relacionadas ao sobrepeso ou obesidade. Todas as reportagens internas foram submetidas à análise categorial múltipla e as de capa foram organizadas em um único corpus, submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente, com o auxílio do software IRAMUTEQ. Embora tenha ganhado significativamente maior espaço na revista a partir dos anos 2000, quando a obesidade passa gradativamente de um objeto da ciência a um assunto do cotidiano, a forma de abordar o corpo com excesso de peso mostra-se relativamente estável desde a década de 1960. O sobrepeso é necessariamente associado ao emagrecimento e a gordura aparece como um elemento a ser eliminado. Grande parte do conteúdo analisado refere-se à difusão de conhecimentos técnicos e descobertas científicas diretamente ligadas ao emagrecimento, sendo a alimentação um assunto em destaque. São mencionadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com excesso de peso, na medida em que o emagrecimento é necessário e exige uma rotina regrada, muitas vezes na contramão das atividades sociais prazerosas.

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Publicado

25-10-2018

Como Citar

Justo, A. M., & Camargo, B. V. (2018). Sobrepeso e obesidade na mídia impressa: uma análise retrospectiva na revista Veja. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 817–839. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37674

Edição

Seção

Psicologia Social