Habilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escrita
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2017.37132Palabras clave:
aprendizagem, avaliação psicológica, habilidades metalinguísticasResumen
O presente estudo objetivou, principalmente, investigar a associação entre a consciência fonológica e a escrita em escolares do ensino fundamental e, adicionalmente, comparar os níveis de consciência fonológica entre os anos escolares, o sexo e regiões de proveniência dos alunos. Participaram 317 crianças, com idades entre sete e 12 anos, matriculadas no 3º, 4º e 5º anos de escolas em diferentes regiões do Brasil, que responderam ao Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os dados mostraram a existência de correlação positiva e significativa entre ambas, assim como revelaram a existência de diferenças, tanto entre os anos escolares como entre as regiões. Os resultados são congruentes com os de outros estudos na área e apontam para a importância de que novas investigações sobre o tema sejam realizadas, visando à consolidação do conhecimento sobre o papel das habilidades linguísticas.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.