O jogo The Sims como tela de projeção e elaboração de experiências
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.20284Palavras-chave:
teoria ator-rede, casa lar, tela de projeçãoResumo
Articulando a Psicologia com o trabalho de experimentação digital, investigamos a utilização do jogo de simulação virtual The Simscomo tela projetiva, buscando seguir a elaboração de vivências de um grupo de pré-adolescentes moradores de uma casa abrigo. Para tanto, foram realizadas, ao longo de 2013, oficinas na Lan House de uma universidade com o intuito de compreender como os participantes utilizavam o jogo para ressignificar os fatos de suas vidas. Utilizando como suporte teórico metodológico a Teoria Ator-Rede, seguimos, no jogo, as falas e os movimentos dos participantes para montar um registro que nos permitisse levantar hipóteses sobre a maneira como se projetavam nos cenários montados.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.