O jogo The Sims como tela de projeção e elaboração de experiências

Autores

  • Jéssica Maíres Severino Mota Universidade Federal de São João del- Rei
  • Marcos Vinícius Thomaz Universidade Federal de São João del- Rei
  • Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del- Rei

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.20284

Palavras-chave:

teoria ator-rede, casa lar, tela de projeção

Resumo

Articulando a Psicologia com o trabalho de experimentação digital, investigamos a utilização do jogo de simulação virtual The Simscomo tela projetiva, buscando seguir a elaboração de vivências de um grupo de pré-adolescentes moradores de uma casa abrigo. Para tanto, foram realizadas, ao longo de 2013, oficinas na Lan House de uma universidade com o intuito de compreender como os participantes utilizavam o jogo para ressignificar os fatos de suas vidas. Utilizando como suporte teórico metodológico a Teoria Ator-Rede, seguimos, no jogo, as falas e os movimentos dos participantes para montar um registro que nos permitisse levantar hipóteses sobre a maneira como se projetavam nos cenários montados.

Downloads

Publicado

20-12-2015

Como Citar

Mota, J. M. S., Thomaz, M. V., & Melo, M. de F. A. de Q. e. (2015). O jogo The Sims como tela de projeção e elaboração de experiências. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(4), 1465–1483. https://doi.org/10.12957/epp.2015.20284