Habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas

Autores/as

  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade Salgado de Oliveira – Universo
  • Edna Maria Marturano Universidade de São Paulo - USP
  • Anne Marie Germaine Victorine Fontain Universidade do Porto – FPCEUP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.13888

Palabras clave:

pais, crianças, família, comportamento, competência

Resumen

A partir das percepções de mães e de professoras, este estudo tem por objetivo avaliar semelhanças e diferenças nas habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas. Participaram 94 mães (33 de famílias nucleares, 31 recasadas há menos de três anos e 30 recasadas há mais de três anos), cujos filhos passavam pela transição para o primeiro ano do Ensino Fundamental, e 22 professoras das crianças. O instrumento utilizado foi o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (versão pais e professores). O tipo de família não foi associado às habilidades sociais nem à competência acadêmica das crianças, mas apenas aos comportamentos externalizantes. De forma geral, segundo os relatos das mães, as crianças de famílias nucleares apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento que as crianças de famílias recasadas. Para as professoras, não houve diferenças nas habilidades sociais e na competência acadêmica das crianças de famílias nucleares e recasadas. Contudo, segundo as avaliações das professoras, as crianças de famílias recasadas apresentam mais comportamentos externalizantes quando comparadas às crianças de famílias nucleares.

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Publicado

2014-12-05

Cómo citar

Leme, V. B. R., Marturano, E. M., & Fontain, A. M. G. V. (2014). Habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares e recasadas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(3), 854–876. https://doi.org/10.12957/epp.2014.13888

Número

Sección

Psicología Social