Notas sobre o politicamente correto
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2014.12663Palavras-chave:
politicamente correto, humor, FreudResumo
O artigo propõe-se a retomar o debate acerca do politicamente correto (PC), pois considera esse tema relevante no que concerne às lutas em torno da constituição do sujeito contemporâneo. Nesse sentido, examina as principais críticas endereçadas ao PC pelos autores revisados, a fim de detectar o estado atual dessa discussão. Em seguida, detém-se sobre as relações do PC com o humor, tomando como referência conceitual as elaborações freudianas sobre esse assunto. Por fim, analisa algumas das condições de formação dos discursos PC, a fim de realçar seus limites e possibilidades. A hipótese deste trabalho é a de que, tanto no que tange a suas premissas teóricas, quanto no que diz respeito a suas estratégias de intervenção, é possível – e desejável – reinventar o PC.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.