Avaliação psicológica: importância e domínio de atividades segundo docentes

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco – USF
  • Mariana Varandas de Camargo Barros Universidade São Francisco – USF
  • Maiana Farias Oliveira Nunes Faculdade Avantis
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco – USF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.12567

Palavras-chave:

formação profissional, teste psicológico, avaliação de docentes

Resumo

O presente estudo visou investigar, por meio do Questionário de Competência para Avaliação Psicológica - QCAP, a percepção de importância e de domínio de algumas competências em avaliação psicológica. Participaram 98 docentes de disciplinas variadas dos cursos de formação para a graduação em psicologia. Os itens considerados mais importantes foram ‘aplicar os princípios éticos' e ‘saber comunicar os resultados'. Já os menos importantes foram ‘noções de estatística' e ‘conhecer uma ampla gama de testes'. Pôde-se constatar que os escores médios dos docentes que ministram disciplinas referentes à avaliação psicológica foram significativamente superiores aos daqueles que ministram outras disciplinas, tanto no que se refere à importância como ao domínio apresentado nos quesitos medidos pelo questionário.

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Publicado

10-09-2014

Como Citar

Noronha, A. P. P., Barros, M. V. de C., Nunes, M. F. O., & Santos, A. A. A. dos. (2014). Avaliação psicológica: importância e domínio de atividades segundo docentes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(2), 524–538. https://doi.org/10.12957/epp.2014.12567

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise