O Homem Sem Qualidade. História Oral, Memória e Modos de Subjetivação
Keywords:
História oral, memória, modos de subjetivação, análise institucionalAbstract
Com base nas problematizações desenvolvidas na linha de pesquisa da autora - a história oral como ferramenta para a construção da história da Análise Institucional no Brasil -, o artigo explora conceituações da memória compatíveis com a crítica dos psicologismos e sociologismos dominantes. Recorre primordialmente à idéia de memória-composição do historiador oral Alistair Thomson, exibindo seus nexos com a noção de modos de subjetivação, conforme proposta por Foucault, Deleuze e Guattari. Esta interferência permite hipotetizar a existência de relações entre a prática da história oral, as formas de coleta de lembranças e o engendramento, no presente, de futuros alternativos - tanto para as subjetivações quanto para os paradigmas teóricos e/ou historiográficos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.