Considerações sobre a autonomia na contemporaneidade
Palavras-chave:
Autonomia, Adolescência, Enfoque sistêmicoResumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre questões relativas a autonomia à luz do enfoque ecológico sistêmico, objetivando compreender alguns fatores envolvidos no processo do desenvolvimento de tal construto. A proposta deste estudo foi examinar na literatura o conceito de autonomia dos jovens em relação a seus pais e identificar possíveis relações entre as variáveis internas e externas a serem consideradas no processo educativo. Partimos do princípio de que a forma de pensar e a forma de agir são construídas na relação com o contexto socioeconômico-cultural em que o indivíduo se desenvolve. Concluímos que não podemos compreender e explicar o desenvolvimento da autonomia sem considerarmos o ambiente no qual tal processo se constitui.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.