Estresse em cuidadores de pacientes com Alzheimer: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2014.10479Palabras clave:
estresse fisiológico, cuidadores, doença de AlzheimerResumen
Verifica publicações referentes à temática do estresse em cuidadores de pacientes com Alzheimer, a partir de uma análise das publicações dos anos de 2006 a abril de 2013, sendo os mais recentes em termos de publicação na área. Método: revisa sistematicamente através de buscas nas bases de dados: Scielo, Bireme, PubMed com descritor: “estresse em cuidadores de Alzheimer”, escrito em inglês e Português. Resultados: encontra 32 artigos que estavam dentro dos critérios de inclusão, sendo avaliados com base em uma análise temática acerca de questões práticas da atividade, aspectos físico-patológicos e alternativas de intervenções. Dos 32 artigos, 9 se referiam a estudos da prática do cuidar; 13 tratavam dos aspectos físicos- psicopatológicos; e 9 sobre intervenção. Conclusão: conclui que o estresse nos cuidadores é um ponto que se expande em muitos outros problemas que desencadeiam comprometimentos na qualidade de vida, do ponto de vista físico, mental, psicológico e emocional.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.