Sentença liminar de improcedência: uma tentativa frustrada de adaptação do conceito de precedente e um risco às garantias fundamentais do processo.

Authors

  • Marcela de Azevedo Limeira Kiwielewicz UFRJ
  • Marcia Cristina Xavier de Souza UFRJ

Keywords:

Sentença liminar de improcedência. Vinculação. Precedentes. Common Law. Garantias fundamentais.

Abstract

Exame da reforma legislativa que introduziu o instituto da sentença liminar de improcedência ao ordenamento jurídico brasileiro, em comparação com o dispositivo análogo constante do Projeto de Novo Código de Processo Civil. Demonstração de que a importação do modelo de vinculação aos precedentes, característico do sistema anglo-americano, sem atentar para o modo exato como ele é aplicado em seus países de origem, e sem considerar as diferenças histórico-culturais que separam aquele sistema do sistema da civil law, pode dar causa a violações às garantias fundamentais do processo.

Author Biographies

Marcela de Azevedo Limeira Kiwielewicz, UFRJ

Bacharel em Direito

Marcia Cristina Xavier de Souza, UFRJ

Doutora em Direito. Professora Adjunta da FND/UFRJ.

Published

2014-07-15

How to Cite

Kiwielewicz, M. de A. L., & Souza, M. C. X. de. (2014). Sentença liminar de improcedência: uma tentativa frustrada de adaptação do conceito de precedente e um risco às garantias fundamentais do processo. Revista Eletrônica De Direito Processual, 13(13). Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/9919