PANORAMA JURISPRUDENCIAL SOBRE O CONTROLE SUBSTANCIAL DA SENTENÇA ARBITRAL

Autores

  • Felipe Albuquerque Sciences Po
  • Carmen Tiburcio UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.82586

Resumo

O trabalho aborda o tema da anulação de sentenças arbitrais. Partindo de um estudo quantitativo e qualitativo da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, bem como do exame dos principais temas debatidos pela doutrina –   violação à ordem pública, contrariedade à jurisprudência dominante e decisão por equidade não autorizada pelas partes – constata-se que os tribunais examinados apresentam altíssimo grau de deferência às sentenças arbitrais. O propósito desse estudo é descrever o estado atual da matéria perante os tribunais selecionados, premissa básica para um exame crítico do assunto.

Biografia do Autor

Carmen Tiburcio, UERJ

Professora Titular da Faculdade de Direito da UERJ. Mestre (LL.M) e doutora (S.J.D) em Direito pela Universidade de Virgínia (UVA, Estados Unidos). Advogada.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

ALBUQUERQUE, Felipe; TIBURCIO, Carmen. PANORAMA JURISPRUDENCIAL SOBRE O CONTROLE SUBSTANCIAL DA SENTENÇA ARBITRAL. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.82586. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/82586. Acesso em: 1 maio. 2025.