A Relação entre a Razoável Duração do Processo e as Decisões Liminares em Causas de Tutela à Saúde: Importância das decisões proferidas de modo initio litis e in audita altera parte para a efetivação do princípio processual da razoável duração do processo em demandas envolvendo o direito à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.78245

Palavras-chave:

Razoável Duração do Processo. Decisões Liminares. Direito a Saúde.

Resumo

O presente artigo se destina a desenvolver um estudo crítico acerca da importância das decisões liminares para a efetivação do princípio processual da razoável duração do processo, com enfoque nos casos que envolvam o direito à saúde. Apesar do CPC de 2015 trazer explicitamente em seu bojo o princípio da razoável duração do processo, também presente na Constituição Federal, é sabido que na prática forense, infelizmente, os processos judiciais se estendem por anos sem a efetiva prestação jurisdicional. Dessa forma, as decisões interlocutórias liminares são instrumentos importantes a serem buscados e utilizados pelos operadores do direito para garantir aos jurisdicionados uma resposta em tempo razoável, mesmo que o processo se estenda por tempo irrazoável. Para tanto, é preciso entender o que se entende por “razoável duração do processo”, “decisões liminares” e como a segunda pode influenciar a primeira. Inicialmente, com o intuito de contextualização do tema abordado, é exposta a conceituação do princípio processual da “razoável duração do processo”, bem como as disposições legais que o estipulam. Em seguida, elucida-se sobre o conceito de “decisões liminares” e por fim, demonstra-se como que a resposta jurisdicional por meio de decisões provisórias que podem ou não vir a ser confirmadas, podem ser de grande importância para a prestação jurisdicional eficiente, célere e justa, destacando, inclusive, as ações judiciais que envolvam o direito à saúde, posto que nessas, a mora dos órgãos jurisdicionais de fornecer uma resposta podem gerar à parte jurisdicionada danos irreparáveis, inclusive afetando o objeto da lide. O presente artigo é desenvolvido pelo método dedutivo, através de pesquisas doutrinárias, jurisprudenciais e a textos legais.

Biografia do Autor

Sergio Torres Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Direito (2004, UFPE).

Professor da Faculdade de Direito do Recife, Universidade Federal de Pernambuco.

Professor da Universidade Católica de Pernambuco.

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região

Leonardo Brito Barros, Universidade Católica de Pernambuco

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Advogado com atuação no Direito Civil, em especial no Direito Médico e da saúde.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

TEIXEIRA, Sergio Torres; BARROS, Leonardo Brito. A Relação entre a Razoável Duração do Processo e as Decisões Liminares em Causas de Tutela à Saúde: Importância das decisões proferidas de modo initio litis e in audita altera parte para a efetivação do princípio processual da razoável duração do processo em demandas envolvendo o direito à saúde. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.78245. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/78245. Acesso em: 1 maio. 2025.