Vulnerabilidades e acesso: A Violência de Gênero e a Ausência de Políticas de Acolhimento para Mulheres LBTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91593

Resumo

A violência contra mulheres LBTI (Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexo) configura-se como uma problemática crescente, conforme evidenciado nos dossiês publicados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) entre 2020 e 2022. Esse cenário reflete a persistência de discriminações estruturais que impactam a vida dessas mulheres em diferentes contextos, acentuando desafios relacionados à exclusão social, ao preconceito e à vulnerabilidade socioeconômica. Este estudo, ainda em estágio inicial e em processo de aprofundamento, tem como objetivo central analisar os limites e as possibilidades de acesso das mulheres LBTI a espaços institucionais de proteção e acolhimento. O recorte espacial da pesquisa abrange o município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, e a metodologia empregada combina revisão bibliográfica com o mapeamento de equipamentos públicos e privados destinados ao atendimento desse público na região. Os resultados preliminares indicam que, embora existam serviços voltados ao acolhimento de mulheres em situação de violência, tais instituições não possuem políticas ou protocolos específicos para o atendimento da população LBTI. Dessa forma, o acesso a esses serviços ocorre majoritariamente em espaços de assistência voltados a um público mais amplo, o que pode representar barreiras institucionais e simbólicas, comprometendo a efetividade do acolhimento. Esses achados reforçam a necessidade de aprofundamento da investigação, de modo a compreender com maior precisão os desafios enfrentados por essas mulheres e subsidiar a formulação de políticas públicas mais inclusivas e especializadas.

Biografia do Autor

Daniella Anatalicio Pereira da Fonseca, UERJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Prodocência e integrante do NETEN (Núcleo de Estudos em Territorialidades Negras e Ensino de Geografia) e integrante do GESDI  (Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da  História e dos Cotidianos).

Emilly Nantes Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista iniciação a docência e integrante do NETEN (Núcleo de Estudos em Territorialidades Negras e Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

06-04-2026

Como Citar

ANATALICIO PEREIRA DA FONSECA, Daniella; NANTES FERREIRA, Emilly. Vulnerabilidades e acesso: A Violência de Gênero e a Ausência de Políticas de Acolhimento para Mulheres LBTI. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 3, 2026. DOI: 10.12957/redoc.2025.91593. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91593. Acesso em: 8 abr. 2026.