O JORNAL DE PESQUISA COMO DISPOSITIVO DAS REDES DA CRIAÇÃO E AUTORIA DE PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.78335

Palavras-chave:

Pesquisa-formação – Jornal de pesquisa – Redes da criação

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado intitulada “Redes da criação e autoria de docentes universitárias em tempos de cibercultura”. O estudo foi conduzido pela bricolagem das concepções e práticas da pesquisa-formação e das redes da criação, com a abordagem da complexidade e os pressupostos da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, em diálogo com os estudos da cibercultura e formação de professores e uso de tecnologias digitais em rede. Três praticantes professoras (PP), docentes universitárias de instituições diferentes, nos acompanharam nessa investigação. Analisamos as práticas e artefatos criados por elas em diferentes espaçostempos do ciberespaço, as suas narrativas e os documentos de processo de suas respectivas autorias. Buscamos compreender o movimento da criação das professoras no cotidiano das redes educativas. Para tal, utilizamos diferentes dispositivos de pesquisa, como os microvídeos postados no Instagram, as lives publicadas no YouTube, os livros escolhidos para análise e as nossas conversas. Mas, para este trabalho, decidimos priorizar um dos dispositivos da pesquisa, o Jornal de Pesquisa (JP), pois constatamos que ele oferece pistas sobre as maneiras como se desenvolve o processo da pesquisa-formação/redes da criação, além de apresentar alguns elementos que contribuem para a formação da professora-pesquisadora. 

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

ARAUJO VELOSO, Maristela Midlej. O JORNAL DE PESQUISA COMO DISPOSITIVO DAS REDES DA CRIAÇÃO E AUTORIA DE PROFESSORAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.78335. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/78335. Acesso em: 6 dez. 2024.