III SEAD NORTE APRENDIZAGEM EM REDE: TECNOLOGIAS, CONHECIMENTOS, MEDIAÇÕES E DESAFIOS DA EAD NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77580Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologia, Inovação, Contexto Amazônico.Resumo
O III Seminário de EaD do Norte, teve como objetivo dialogar sobre os avanços e possibilidades da melhoria dos processos que envolvem a modalidade no contexto amazônico, considerando a ação do CED em seus quinze anos de existência e as contribuições dos diversos atores que compõem o universo EAD/UFAM. O Seminário aconteceu entre os dias 17 a 19 de novembro de 2022 a partir de inscrições prévias, com a participação de professores internos e externos à UFAM, integrados ao evento a partir do cronograma: conferência de abertura, palestras, momentos culturais, mesa redonda, mediação das apresentações orais e organização geral. Houve transmissão ao vivo para o YouTube a partir da plataforma Stramyard, com sistematização tecnológica no Centro de Educação a Distância e ao final de cada dia uma lista de frequência virtual foi repassada, solicitando o feedback da comunidade acadêmica sobre as atividades propostas, o que em geral foi satisfatória, atendendo as expectativas de aproximadamente 205 participantes. Dessa maneira, a realização do III SEaD Norte do CED/UFAM apresentou-se como oportunidade para discussão, ampliação dos conhecimentos, trocas de experiências, divulgação de pesquisas realizadas por docentes que atuam na modalidade e produção científica acadêmica discente, permitindo diferentes olhares sobre distintos aspectos que envolvem a Educação a distância e as possibilidades diante do cenário atual, contribuindo para a inovação das práticas educativas e promovendo a interdisciplinaridade no campo pedagógico.
Referências
ARAGON, Rosane, CARVALHO, Marie Jane Soares, MENEZES, Crediné Silva. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.
BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.) . Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre, Artmed, 2009.
BEHAR, Patrícia Alejandra (Org). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre, Penso, 2013.
COOL, César. MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tradução: Naila; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Milena da Rosa Silva, Artmed, 2010.
GOMES, Margarita Victoria. Redes, cultura digital e educação. São Paulo: Loyola, 2015.
MENEZES, C. S. de; ARAGÓN, R.; ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B. Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43645. Acesso em: 1 jun. 2023.
PETERS, Otto. A educação a distancia em transição: tendências e desafios. Rio Grande do Sul. Editora UNISINOS, 2012.
PIAGET.J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: Parrat, S.; Trysphon. A. Sobre a psicologia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília, DF: Thesaurus: SSRR Informações, 2003. 245 p.
ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã. Brasília, DF: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1986. 398p.
SALBEGO, N. N.; BOENAVIDES, W. M.; NASCIMENTO, E. C.; FERNANDES, F. S.; GRÜNDLER, K. G. S. VI Semana de Arte e Cultura do IFSC Araranguá: arte e cultura em tempos de pandemia. Redoc. Rio de Janeiro, v7. n1. p1. Jan/Dez, 2023. ISSN 2594-9004.
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).