III SEAD NORTE APRENDIZAGEM EM REDE: TECNOLOGIAS, CONHECIMENTOS, MEDIAÇÕES E DESAFIOS DA EAD NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77580

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologia, Inovação, Contexto Amazônico.

Resumo

O III Seminário de EaD do Norte, teve como objetivo dialogar sobre os avanços e possibilidades da melhoria dos processos que envolvem a modalidade no contexto amazônico, considerando a ação do CED em seus quinze anos de existência e as contribuições dos diversos atores que compõem o universo EAD/UFAM. O Seminário aconteceu entre os dias 17 a 19 de novembro de 2022 a partir de inscrições prévias, com a participação de professores internos e externos à UFAM, integrados ao evento a partir do cronograma: conferência de abertura, palestras, momentos culturais, mesa redonda, mediação das apresentações orais e organização geral. Houve transmissão ao vivo para o YouTube a partir da plataforma Stramyard, com sistematização tecnológica no Centro de Educação a Distância e ao final de cada dia uma lista de frequência virtual foi repassada, solicitando o feedback da comunidade acadêmica sobre as atividades propostas, o que em geral foi satisfatória, atendendo as expectativas de aproximadamente 205 participantes. Dessa maneira, a realização do III SEaD Norte do CED/UFAM apresentou-se como oportunidade para discussão, ampliação dos conhecimentos, trocas de experiências, divulgação de pesquisas realizadas por docentes que atuam na modalidade e produção científica acadêmica discente, permitindo  diferentes olhares sobre distintos aspectos que envolvem a Educação a distância e as possibilidades diante do cenário atual, contribuindo para a inovação das práticas educativas e promovendo a interdisciplinaridade no campo pedagógico.  

Referências

ARAGON, Rosane, CARVALHO, Marie Jane Soares, MENEZES, Crediné Silva. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.) . Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre, Artmed, 2009.

BEHAR, Patrícia Alejandra (Org). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre, Penso, 2013.

COOL, César. MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tradução: Naila; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Milena da Rosa Silva, Artmed, 2010.

GOMES, Margarita Victoria. Redes, cultura digital e educação. São Paulo: Loyola, 2015.

MENEZES, C. S. de; ARAGÓN, R.; ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B. Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43645. Acesso em: 1 jun. 2023.

PETERS, Otto. A educação a distancia em transição: tendências e desafios. Rio Grande do Sul. Editora UNISINOS, 2012.

PIAGET.J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: Parrat, S.; Trysphon. A. Sobre a psicologia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo.

ROBREDO, Jaime. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília, DF: Thesaurus: SSRR Informações, 2003. 245 p.

ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã. Brasília, DF: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1986. 398p.

SALBEGO, N. N.; BOENAVIDES, W. M.; NASCIMENTO, E. C.; FERNANDES, F. S.; GRÜNDLER, K. G. S. VI Semana de Arte e Cultura do IFSC Araranguá: arte e cultura em tempos de pandemia. Redoc. Rio de Janeiro, v7. n1. p1. Jan/Dez, 2023. ISSN 2594-9004.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

RODRIGUES, Renan; SANTOS, Jorge; NASCIMENTO, Selma; HEIMBECKER, Aliuandra; DUTRA, Jurandir. III SEAD NORTE APRENDIZAGEM EM REDE: TECNOLOGIAS, CONHECIMENTOS, MEDIAÇÕES E DESAFIOS DA EAD NA AMAZÔNIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 01–20, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.77580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77580. Acesso em: 30 abr. 2024.