SONS REVERBERANTES: NARRATIVAS, CONVERSAS E FILMES EM TESSITURA NA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77422

Palavras-chave:

Educação. Sons. Cotidianos. Coneconversas

Resumo

O presente texto apresenta um dos aspectos relevantes das nossas pesquisas nos/dos/com os cotidianos escolares: os sons. Entendemos esses sons como potencializadores dos processos formativos e de ‘aprendizagemensino’ e que contribuem, sendo parte fundamental, na criação de ‘conhecimentossignificações’ diversos. Apresentamos os filmes, como artefatos culturais e tecnológicos, que quando perpassam o ‘dentrofora’ das escolas se tornam artefatos curriculares fundamentais no processo de formação ‘docentediscente’. Os sons dos filmes, os sons das conversas, os sons das narrativas (e muitos outros!) são ondas que evocam muitos sentidos e que se tornam necessárias e fundamentais entendermos e valorizarmos esses processos na formação dos sujeitos. Para essa conversa, trazemos o filme “Um conto chinês”, da Argentina, do ano de 2011, para poder tecermos algumas discussões acerca da importância dos sons no filme e na educação de modo mais ampliado.


Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor formado pelo ProPEd.

Thamy Lobo

Doutoranda em Educação pelo Proped/Uerj. Mestre em Educação pela FFP/UERJ. Professora da rede municipal do Rio de Janeiro.

Referências

CAVALCANTI, Fernanda. MACHADO, Marcelo. TOJA, Noale. O som, as cenas ficcionais e as redes educativas na criação de ‘conhecimentossignificações’.. In: Currículos e artinstagens: Política, Ética e estética para uma Educação Inventiva / Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (organizadoras) - Curitiba: CVR 2022, 404 p. p. 345-360

CERTEAU, Michel de. Invenção do cotidiano – as artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

SOUSA DIAS. Lógica do acontecimento. Porto: Afrontamento, 1995.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

MACHADO, Marcelo Ferreira; LOBO, Thamy; SOUSA DE CASTRO, Maria Cecília; OLIVEIRA, Renata Rocha. SONS REVERBERANTES: NARRATIVAS, CONVERSAS E FILMES EM TESSITURA NA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 15–29, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.77422. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77422. Acesso em: 17 jul. 2024.