SONS REVERBERANTES: NARRATIVAS, CONVERSAS E FILMES EM TESSITURA NA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS ‘CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77422Palavras-chave:
Educação. Sons. Cotidianos. ConeconversasResumo
O presente texto apresenta um dos aspectos relevantes das nossas pesquisas nos/dos/com os cotidianos escolares: os sons. Entendemos esses sons como potencializadores dos processos formativos e de ‘aprendizagemensino’ e que contribuem, sendo parte fundamental, na criação de ‘conhecimentossignificações’ diversos. Apresentamos os filmes, como artefatos culturais e tecnológicos, que quando perpassam o ‘dentrofora’ das escolas se tornam artefatos curriculares fundamentais no processo de formação ‘docentediscente’. Os sons dos filmes, os sons das conversas, os sons das narrativas (e muitos outros!) são ondas que evocam muitos sentidos e que se tornam necessárias e fundamentais entendermos e valorizarmos esses processos na formação dos sujeitos. Para essa conversa, trazemos o filme “Um conto chinês”, da Argentina, do ano de 2011, para poder tecermos algumas discussões acerca da importância dos sons no filme e na educação de modo mais ampliado.
Referências
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