PODCASTERS POR UM DIA:

A POTÊNCIA DOS PODCASTS NA CRIAÇÃO DE 'CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76914

Palavras-chave:

Educação, Educação geográfica, Artefatos culturais, Podcast.

Resumo

Este trabalho tem como objetivos compartilhar e refletir sobre uma prática pedagógica que atribuiu novos usos a artefatos culturais como podcasts e smartphones para problematizar a temática guerra e paz com as turmas de 8° e 9° anos de uma escola privada, englobando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Princípios e Valores. Nesse processo também atribuímos novos usos a artefatos culturais como o livro didático, que foi utilizado como base de pesquisa, assim como a internet e outras fontes documentais. Após um trabalho de curadoria do material pesquisado, roteirizamos o podcast, que foi gravado e editado com o aplicativo Anchor. Este escrito demonstra como a produção de sons cria novos ‘conhecimentossignificações’ nos cotidianos escolares, fugindo da homogeneização do currículo, pensando formas de inventar novas maneiras de ensinar e aprender. Concluímos que antes de ensinarmos os conceitos de paz e guerra é preciso mobilizarmos os alunos em prol dessas temáticas, fazendo-os refletirem sobre os sentidos dessas palavras e os sons que eles fazem ecoar.

Biografia do Autor

Felipe Costa Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Matheus Lucas dos Santos Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Regina Célia Frigério, Universidade Federal Fluminense.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALVES, NILDA GUIMARÃES; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes. Circulação científica na criação de ?conhecimentossignificações? em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no google. In: Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa. (Org.). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. 1ed.Ilhéus/BA: Editus, 2018, v. 1, p. 187-200.

ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998a.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês B. de.; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.13-38.

ALVES, Nilda. G. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias (UERJ. Online), Rio de Janeiro, v. 4, p. 1-8, jan./dez., 2003.

ALVES, Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos, após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV Ed., 2019. p. 19-45.

ALVES, NILDA GUIMARÃES; OVELHA, I. A. ; MELLO, F. C. ; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes . A redescoberta dos sons - Questão curricular atual. Revista Espaço do Currículo, v. 15, p. 10, 2022.

ALVES, NILDA GUIMARÃES; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes ; CHAGAS, C. R. R. P. ; MENDONCA, R. H. . Imagens, Sons e Narrativas: Criar Conhecimentos e Formar Docentes. Revista Educação em Foco, v. 25, p. 167-183, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, J. M.; ZOUAIN, A. C. S. ; CALIXTO, J. Na produção da existência a necessária composição entre currículos e tecnologias. Revista Espaço do Currículo, v. 15, p. 1-11, 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: artes de fazer. Tradução de Epharim Ferreira Alves. 12a Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FERRAÇO, C. E.; SOARES, M. C. S. ; ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. PEDAGOGIA Y SABERES, v. 46, p. 7-17, 2017.

FERRAÇO, Carlos E.; SOARES, Maria da C. S.; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018. 112 p.

OLIVEIRA, Inês B. de. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês. B. de.; ALVES, Nilda. (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 39-54.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. DP et Alii, 2012.

VALLADARES, M. T. R. A Geografia e a Propaganda: para ler o mundo e escrever a vida. In: PORTUGAL, J. F; OLIVEIRA, S. S; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.). (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 285-295.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

AGUIAR, Felipe Costa; DOS SANTOS SILVA, Matheus Lucas; FRIGÉRIO, Regina Célia. PODCASTERS POR UM DIA: : A POTÊNCIA DOS PODCASTS NA CRIAÇÃO DE ’CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES’. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 62–73, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.76914. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/76914. Acesso em: 18 jul. 2024.