PODCASTERS POR UM DIA:
A POTÊNCIA DOS PODCASTS NA CRIAÇÃO DE 'CONHECIMENTOSSIGNIFICAÇÕES'
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76914Keywords:
Educação, Educação geográfica, Artefatos culturais, Podcast.Abstract
Este trabalho tem como objetivos compartilhar e refletir sobre uma prática pedagógica que atribuiu novos usos a artefatos culturais como podcasts e smartphones para problematizar a temática guerra e paz com as turmas de 8° e 9° anos de uma escola privada, englobando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Princípios e Valores. Nesse processo também atribuímos novos usos a artefatos culturais como o livro didático, que foi utilizado como base de pesquisa, assim como a internet e outras fontes documentais. Após um trabalho de curadoria do material pesquisado, roteirizamos o podcast, que foi gravado e editado com o aplicativo Anchor. Este escrito demonstra como a produção de sons cria novos ‘conhecimentossignificações’ nos cotidianos escolares, fugindo da homogeneização do currículo, pensando formas de inventar novas maneiras de ensinar e aprender. Concluímos que antes de ensinarmos os conceitos de paz e guerra é preciso mobilizarmos os alunos em prol dessas temáticas, fazendo-os refletirem sobre os sentidos dessas palavras e os sons que eles fazem ecoar.
References
ALVES, NILDA GUIMARÃES; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes. Circulação científica na criação de ?conhecimentossignificações? em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no google. In: Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa. (Org.). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. 1ed.Ilhéus/BA: Editus, 2018, v. 1, p. 187-200.
ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998a.
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês B. de.; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.13-38.
ALVES, Nilda. G. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias (UERJ. Online), Rio de Janeiro, v. 4, p. 1-8, jan./dez., 2003.
ALVES, Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos, após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV Ed., 2019. p. 19-45.
ALVES, NILDA GUIMARÃES; OVELHA, I. A. ; MELLO, F. C. ; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes . A redescoberta dos sons - Questão curricular atual. Revista Espaço do Currículo, v. 15, p. 10, 2022.
ALVES, NILDA GUIMARÃES; CALDAS, Alessandra Barbosa Nunes ; CHAGAS, C. R. R. P. ; MENDONCA, R. H. . Imagens, Sons e Narrativas: Criar Conhecimentos e Formar Docentes. Revista Educação em Foco, v. 25, p. 167-183, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, J. M.; ZOUAIN, A. C. S. ; CALIXTO, J. Na produção da existência a necessária composição entre currículos e tecnologias. Revista Espaço do Currículo, v. 15, p. 1-11, 2022.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: artes de fazer. Tradução de Epharim Ferreira Alves. 12a Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FERRAÇO, C. E.; SOARES, M. C. S. ; ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. PEDAGOGIA Y SABERES, v. 46, p. 7-17, 2017.
FERRAÇO, Carlos E.; SOARES, Maria da C. S.; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018. 112 p.
OLIVEIRA, Inês B. de. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês. B. de.; ALVES, Nilda. (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 39-54.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. DP et Alii, 2012.
VALLADARES, M. T. R. A Geografia e a Propaganda: para ler o mundo e escrever a vida. In: PORTUGAL, J. F; OLIVEIRA, S. S; PEREIRA, T. R. D. S. (Org.). (Geo)grafias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 285-295.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Docência e Cibercultura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).