POTENCIALIDADES DO PODCAST VINCULADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76903Palavras-chave:
Podcast, Formação de Professores, Ensino, Aprendizagem, Tecnologias DigitaisResumo
A presença das tecnologias digitais no atual contexto sociocultural instiga a discussão em torno da educação e das ações mediadas pelas tecnologias presentes na cultura. Nessa circunstância, nota-se que as demandas educacionais pautadas pelas tecnologias em rede foram ampliadas, bem como a necessidade de formação dos professores para que possam se apropriar de tais instrumentos de forma didática em suas práticas. Assim, essa pesquisa tem como objetivo tecer reflexões sobre o podcast como um instrumento potencializador do ensino e da aprendizagem a partir da formação de professores. Para tanto, neste estudo realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade exploratória e descritiva. Os participantes do estudo foram professores dos Anos Iniciais e os dados foram produzidos por meio dos seguintes instrumentos: observação participante durante os encontros formativos com os professores e acompanhamento de planejamento de aula de uma professora participante da formação. Os resultados evidenciam que o podcast pode se constituir como um potencializador do ensino de conceitos na medida em que cria contextos educativos de autonomia e criatividade estimulados por atos colaborativos e autorais. Os resultados demarcam ainda que a formação de professores é essencial para que estes sujeitos percebam o potencial do podcast como um instrumento inovador das práticas educativas na medida que possam compreender e visualizar as contribuições de tal instrumento na aprendizagem dos estudantes.
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