POTENCIALIDADES DO PODCAST VINCULADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76903

Palavras-chave:

Podcast, Formação de Professores, Ensino, Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Resumo

A presença das tecnologias digitais no atual contexto sociocultural instiga a discussão em torno da educação e das ações mediadas pelas tecnologias presentes na cultura. Nessa circunstância, nota-se que as demandas educacionais pautadas pelas tecnologias em rede foram ampliadas, bem como a necessidade de formação dos professores para que possam se apropriar de tais instrumentos de forma didática em suas práticas.  Assim, essa pesquisa tem como objetivo tecer reflexões sobre o podcast como um instrumento potencializador do ensino e da aprendizagem a partir da formação de professores. Para tanto, neste estudo realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade exploratória e descritiva. Os participantes do estudo foram professores dos Anos Iniciais e os dados foram produzidos por meio dos seguintes instrumentos: observação participante durante os encontros formativos com os professores e acompanhamento de planejamento de aula de uma professora participante da formação.  Os resultados evidenciam que o podcast pode se constituir como um potencializador do ensino de conceitos na medida em que cria contextos educativos de autonomia e criatividade estimulados por atos colaborativos e autorais. Os resultados demarcam ainda que a formação de professores é essencial para que estes sujeitos percebam o potencial do podcast como um instrumento inovador das práticas educativas na medida que possam compreender e visualizar as contribuições de tal instrumento na aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Rafaella Ribeiro Lahoz, Universidade Estadual de Londrina

Sou uma estudante de graduaçao do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Realizei minha primeira iniciação científica no ano de 2021, no momento atual, estou realizando minha segunda pesquisa.

Diene Eire De Mello, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia. Editora chefe da Revista Educação em Análise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do NDE do Curso de Pedagogia. Membro representante do Curso de Pedagogia no FOPE-UEL (Fórum Permanente das licenciaturas). Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL). Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul.

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente (2017). Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2008).Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua como docente na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Estágio em Docência, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, tecnologias digitais e aprendizagem. Participa da Residência Pedagógica. Membro do GEPE/UEL e do FOPE-UEL. Líder do Grupo de Pesquisa DidaTic.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

LAHOZ, Rafaella Ribeiro; DE MELLO, Diene Eire; FOLETTO DE MORAES, Dirce Aparecida. POTENCIALIDADES DO PODCAST VINCULADO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 98–115, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.76903. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/76903. Acesso em: 28 abr. 2024.