AÇÕES EDUCATIVAS MUSEAIS ONLINE NA PANDEMIA: INTERSECÇÃO ENTRE ARTE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76084

Palavras-chave:

Educação museal, Leitura de imagem, Decolonialidade, Cultura digital,

Resumo

A metodologia educativa utilizada pelo Núcleo de Ação Educativa e no Programa de Inclusão Sociocultural
(PISC), ambos da Pinacoteca de São Paulo, buscam provocar questões que possam aguçar o olhar investigativo
sobre uma imagem, particularmente nas suas potencialidades interpretativas no diálogo com o público. Durante
o período mais agudo da pandemia de covid-19 (2020-2021), educadores deste programa propuseram o uso de
celulares e lives pelas plataformas do Microsoft Teams e do Zoom para realização de sua ação educativa. Este
artigo busca refletir sobre os resultados desta experiência educativa, que estimula o desenvolvimento crítico a
partir da leitura de imagem no museu de arte.

Biografia do Autor

Renato Akio da Cruz Yamaguchi, UNIFESP

Graduado em bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e
mestrando pela mesma instituição. Trabalhou na Bienal de São Paulo, nos SESC Pompeia e Consolação.
Também atuou no Programa de Atendimento a Público Espontâneo e Geral da Estação Pinacoteca e da
Pinacoteca Luz. Desde 2016, é educador do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) e professor da rede
estadual de ensino de São Paulo.

Wilmihara Benevides da Silva Alves dos Santos, Pinacoteca

Renato Akio da Cruz Yamaguchi – Graduado em bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestrando na mesma instituição. Trabalhou na Bienal de São Paulo, nos SESC Pompeia e Consolação. Também atuou no Programa de Atendimento a Público Espontâneo e Geral da Estação Pinacoteca e da Pinacoteca Luz. Desde 2016, é educador do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

Wilmihara Benevides da Silva Alves dos Santos - Graduada em Ciências Sociais pela UNESP-Marília, mestre em Ciências Sociais pela mesma universidade, área de concentração Antropologia. Doutora pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais PUC-SP, área de concentração Ciências Políticas. Trabalhou no educativo do Museu da Língua Portuguesa de 2006 a 2014. Em 2015 foi articuladora e educadora do projeto Sala Futura. Hoje atua como educadora e analista de educação do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

RENATO AKIO DA CRUZ YAMAGUCHI; SANTOS, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos. AÇÕES EDUCATIVAS MUSEAIS ONLINE NA PANDEMIA: INTERSECÇÃO ENTRE ARTE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–30, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.76084. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/76084. Acesso em: 6 maio. 2024.