PRODUÇÃO DE PODCAST NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.75200

Palavras-chave:

Podcast. Potencialidade. Produção. Apropriação. Formação do Professor.

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) trouxeram impactos para educação. Durante o ensino remoto emergencial imposto pela pandemia, desvela-se a necessidade de apropriações mais urgentes na formação e prática do professor. Este trabalho tem como objetivo captar as potencialidades da produção de podcast no âmbito do curso de pedagogia, a partir de um minicurso desenvolvido durante a pandemia, de forma remota, no segundo semestre de 2020, que versou sobre usos e apropriações de mídias digitais na perspectiva dos multiletramentos. Tomou como instrumentos metodológicos para análise, as produções dos sujeitos e notas de diário de campo. Como resultado, constata-se que o estímulo às produções desencadeou maiores apropriações de tecnologias digitais pelos sujeitos, que podem reverberar em práticas docentes que incorporem as tecnologias em suas dinâmicas de aulas na educação básica. Assim, conclui-se que a forma da utilização da mídia insere-nos na discussão do uso de tecnologias como ferramenta pedagógica, que implica mediar, adaptar e transpor o conteúdo trabalhado de acordo com as funcionalidades técnicas daquela. Somente experimentando e inventando seus usos e proposições os formando em pedagogia terão maiores condições de atender às necessidades da escola contemporânea e promover mudanças nela em relação às formas de ensinar e aprender com tecnologias.

Biografia do Autor

Késsia Mileny de Paulo Moura, UFMA

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz.

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

MOURA, Késsia Mileny de Paulo. PRODUÇÃO DE PODCAST NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: POTENCIALIDADES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 153–168, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.75200. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/75200. Acesso em: 28 abr. 2024.