LITERAVITU: UM CIBERDISPOSITIVO LGBTQIAP+
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.74661Parole chiave:
Cibercultura, Bookstans, Literatura LGBTQIAP . Instagram.Abstract
O instagram está cada dia mais popular e consequentemente, tem alcançado mais usuários. E deles novas formações humanas são criadas para cada nicho, visto isso, o dispositivo Literavitu foi criado como uma forma de analisar o fenômeno Bookstan, leitores que falam de livros em suas redes sociais, dentro da plataforma, além de criar conteúdos literários para visualizar os seus dois lados. Assim, a partir dos estudos de Santos (2019) foi possível teorizar e conceituar para enfim pôr em prática essas produções que tem como objetivo recomendar, resenhar e comentar sobre obras com protagonismo LGBTQIAP+, dando um foco especial às histórias nacionais. Uma vez que elas são tão potentes quanto as internacionais. Logo que foi ao ar, tanto os seguidores, quanto os escritores citados no decorrer das postagens, recepcionaram muito bem, o que deu mais força para a continuação da pesquisa e explorar ainda mais as potencialidades que o Literavitu poderia atingir. Afinal, já conta com mais de quatrocentos seguidores e mais de sete mil visualizações em seus vídeos curtos. Portanto, o dispositivo tende a crescer ainda mais ao longo dos seus conteúdos e me transformando em um Bookstan.Riferimenti bibliografici
BLOOMBERG. Número de usuários do Instagram ultrapassa 2 bilhões e se aproxima do
Facebook. O Globo, 2022. Disponível em
https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2022/10/numero-de-usuarios-do-instag
ram-ultrapassa-2-bilhoes-e-se-aproxima-do-facebook.ghtml Acesso em 21 mar. 2023.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial,
Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da
ABNT. Mariana, Minas Gerais. 1. ed. 2015.
D’ANGELO, Pedro. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos
usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. Opinion Box, 2023. Disponível em
https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/#:~:text=Somente%20no%20Brasil%2C%20
s%C3%A3o%20aproximadamente,n%C3%BAmeros%20de%20usu%C3%A1rios%20no%20
mundo. Acesso em 21 mar. 2023.
FERNANDES, Terezinha e SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na
cibercultura. Educar em Revista [online]. 2020, v. 36 [Acessado 3 Dezembro 2022], e76124.
© Redoc Rio de Janeiro v.1 n.1 e-ISSN: 2594-9004
Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124> . Epub 21 Dez 2020. ISSN
-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76124.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas: Pontes,
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Revista Docência e Cibercultura

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






