NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA, O QUE PODE A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74551

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Fotografia, Cibercultura, Cotidiano Escolar.

Resumo

O presente artigo objetiva pensar a fotografia como alternativa aos métodos convencionais no ensino de geografia, considerando-a uma linguagem criadora de conhecimentos e produtora de saberes que permite aos estudantes serem participantes do processo de criação, produção e pensamento sobre o espaço geográfico em que estão inseridos. Para tal finalidade, dialoga com autores que trabalham conceitos fundamentais para a disciplina de geografia bem como com autores que estudam fotografia e sua contribuição à educação. Utiliza, como aportes metodológicos, o levantamento bibliográfico e o uso de oficinas pedagógicas como ferramenta de produção coletiva e de registro de informações. O trabalho justifica-se pela ampliação do uso de artefatos tecnológicos em geral e, em particular, da fotografia na educação no contexto de cibercultura. Aposta no cotidiano escolar como lugar privilegiado para criações curriculares. E, assim, deriva deste trabalho a realização de uma oficina de fotografias com estudantes do 9º ano de uma escola pública de ensino fundamental. Como reverberações da oficina, os estudantes puderam repensar seus cotidianos e espaços de vivências dentro de múltiplos e contínuos mundos a partir das imagens fotográficas registradas por eles e ainda compreender conceitos geográficos. Conclui que diferentes linguagens, como a fotografia, têm grande potencial pedagógico no ensino de geografia.

Biografia do Autor

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - UFES

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFES.

Tiago Cardoso Melo, UFES

Graduando do curso Geografia da UFES. Interessado nas questões metodológicas da ciência em geral e com foco nos estudos espaciais sobre cultura e política

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

FERNANDES, Nathan Moretto Guzzo; BORGES, Vilmar José; MARTINS, Rebeca Soterio; SOUSA, Shirlliney Virginio de; TIAGO CARDOSO MELO. NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA, O QUE PODE A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–23, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.74551. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74551. Acesso em: 5 maio. 2024.