O DIGITAL EM REDE E A FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VIABILIZANDO UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74421Keywords:
cibercultura, comunidade virtual de prática, pandemia, comunidade de práticaAbstract
O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado, de onde se recorta a organização dos recursos digitais em rede para dar suporte à manutenção de uma Comunidade Virtual de Práticas, ou Virtual Community of Practice - VCoP (LEAVE; WENGER, 1992). A partir de uma pesquisa-ação (GHEDIN; FRANCO, 2011) e por meio da observação participante, relata como uma instituição de ensino e seus membros esforçaram-se para manter a formação de professores para e durante a pandemia da COVID-19. A partir do conceito de cibercultura (LÉVY, 1999) e utilizando recursos disponíveis localmente, um grupo de professores ligados à educação a distância, utilizou os conhecimentos oriundos das suas práticas, ora discutidas na VCoP, para ofertar um curso aos seus pares e permitindo, assim, que a instituição ressignificasse o uso do digital em rede frente a um período de perdas de vidas e de muitas incertezas.
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