USO DE FERRAMENTA DIGITAL PODCAST NO CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74300

Palavras-chave:

Webcast. Tecnologia digital em rede. Educação em saúde. Comunicação em saúde.

Resumo

As Tecnologias Digitais em Rede estão cada vez presente na educação, pois podem transformar os processos de ensino e aprendizagem. Com elas, os alunos podem ser mais ativos e participativos, e os professores podem usar diferentes estratégias de ensino. Um exemplo é o podcast, uma tecnologia de áudio que pode compartilhar o conhecimento e estimular o interesse pela aprendizagem. Este estudo relata como um grupo de tutores do curso de formação para agentes de saúde usou as tecnologias digitais, incluindo o podcast, para ensinar e aprender. Os tutores usaram o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso, e os aplicativos WhatsApp, Anchor e Spotify para produzir e divulgar o podcast. O podcast foi feito de forma coletiva (grupo de tutores e supervisor) seguindo um roteiro que foi discutido, adaptado, respondido e revisado pelo grupo tutorial, com base nos referenciais teóricos da tecnologia digital e da educação em saúde. Conclusão: O podcast é uma ferramenta de inovação digital que pode favorecer o diálogo, a colaboração e a interação, e promover uma aprendizagem crítica e colaborativa.

Biografia do Autor

Mércia Maria dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Extensionista Visitante, atuando no Projeto Nacional Saúde com Agente, uma parceria da universidade Federal do rio Grande do Sul com Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.Departamento de ensino a distância.Para formação dos profissionais que atuam na Atenção Básica em Saúde.Área: Políticas de Educação Permanente em Saúde.

Viviany Souza de Oliveira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

 Mestre em Cuidados Paliativos associado à residência em saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Especialista em Epidemiologia de Campo (Episus Intermediário - Fiocruz/MS). Especialista em Saúde da Família (IMIP). Especialista em Saúde Coletiva (Centro Universitário Internacional Uninter). Cirurgiã-dentista formada na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE). É servidora pública, analista em saúde (Sanitarista) lotada na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. 

Raissa Cristina Soares de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Enfermeira Sanitarista pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Análise de Situação de Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

REFERÊNCIAS

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estudos avançados, v.32, n. 94, p. 81-95, 2018.

BARIN, Claudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; BOTEGA, Márcia Palma. Uso e apropriações de recursos da tecnologia como elemento flexibilização no ensino-aprendizagem de geografia. Renote, v.13, n.1, p. 1-10, 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

DIAS, Anair Valênia Martins; FERREIRA, Daniela Carvalho Monteiro; O podcast como promotor dos multiletramentos na sociedade contemporânea. Revista Sonora IA. v. 4, n. 7, p. 1-5, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUELL, Antoni Sellas. La voz de la Web 2.0. Análisis del contexto, retos y oportunidades del podcasting en el marco de la comunicación sonora. Tese de Doutorado. Barcelona: Universitat Internacional de Catalunya, 2009.

JESUS, Wagner Brito de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 63 f. Dissertação de Mestrado para obtenção de título no Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho: São Paulo, 2014.

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Claudio Gomes. O Uso das TICs como Ferramentas de Ensino Aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia. Minas Gerais, v. 25, n. 44, p. 16-26, 2015.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online:

para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/ Acesso: 08/03/2023.

SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671. Disponívelem: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf Acesso: 08/03/2023.

SILVA, Eddie. Vídeo da apresentação do Prêmio Podcast 2008. In: Vimeo, 9 dec. 2008.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

SANTOS, Mércia Maria dos; VIVIANY SOUZA DE OLIVEIRA; RAISSA CRISTINA SOARES DE OLIVEIRA. USO DE FERRAMENTA DIGITAL PODCAST NO CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 134–152, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.74300. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74300. Acesso em: 28 abr. 2024.