USO DE FERRAMENTA DIGITAL PODCAST NO CURSO DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74300Palavras-chave:
Webcast. Tecnologia digital em rede. Educação em saúde. Comunicação em saúde.Resumo
As Tecnologias Digitais em Rede estão cada vez presente na educação, pois podem transformar os processos de ensino e aprendizagem. Com elas, os alunos podem ser mais ativos e participativos, e os professores podem usar diferentes estratégias de ensino. Um exemplo é o podcast, uma tecnologia de áudio que pode compartilhar o conhecimento e estimular o interesse pela aprendizagem. Este estudo relata como um grupo de tutores do curso de formação para agentes de saúde usou as tecnologias digitais, incluindo o podcast, para ensinar e aprender. Os tutores usaram o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso, e os aplicativos WhatsApp, Anchor e Spotify para produzir e divulgar o podcast. O podcast foi feito de forma coletiva (grupo de tutores e supervisor) seguindo um roteiro que foi discutido, adaptado, respondido e revisado pelo grupo tutorial, com base nos referenciais teóricos da tecnologia digital e da educação em saúde. Conclusão: O podcast é uma ferramenta de inovação digital que pode favorecer o diálogo, a colaboração e a interação, e promover uma aprendizagem crítica e colaborativa.
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