DIDÁTICA INTERCOMUNICATIVA E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.72991

Palavras-chave:

Educação a Distância, Didática Intercomunicativa, Afetividade, Linguagem Dialógica.

Resumo

No cenário da Educação a Distância - EAD, é importante compreender a afetividade no diálogo para apoiar a “distância transacional” (MOORE e KEARSLEY, 2007) como espaço psicológico e comunicacional entre docentes e discentes. Nas interações virtuais mediadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, a didática intercomunicativa (CLEMENTINO, 2008) pode possibilitar a construção do diálogo e da afetividade por meio da linguagem que aproxima educadores e educandos na comunicação online. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é discutir as relações afetivas entre docentes e discentes no contexto da EAD, considerando a didática intercomuniva e a linguagem dialógica na interação entre educadores e educandos. Em termos metodológicos, a pesquisa prioriza a abordagem qualitativa, com revisão da literatura pautada nas noções de didática intercomunicativa (CLEMENTINO, 2008), afetividade (FREIRE, 2002), Educação a Distância - EAD (MOORE e KEARSLEY, 2007; LÉVY, 1999) e dialogismo (BAKHTIN, 2014). Em vista disso, foi realizado um estudo de caso com uma turma de licenciandos ingressantes matriculados em um curso de graduação na modalidade a distância, a fim de observar a percepção dos discentes sobre a afetividade, considerando as experiências no campo da EAD. Tal estudo, através dos depoimentos dos licenciandos, revela a importância da afetividade na construção da autonomia do aprendiz na EAD, bem como nas trocas dialógicas com professores/tutores.

Biografia do Autor

Claudemir dos Santos Silva, UEADTec/UFRPE/UAB

É Professor Formador I, atua no Curso de Licenciatura em Letras/Língua portuguesa (LL-UEADTec/UFRPE/UAB) e como docente de Língua Portuguesa no Ensino Médio (Regular e Educação de Jovens e Adultos - SEE/EREM-PEAF). 

Ivanda Maria Martins Silva, Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atua na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE- UAEADTec. Exerceu a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa - modalidade EAD/UFRPE- UAEADTec. É docente nos Cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, pesquisadora e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2014.

BELLONI, M. L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, educação e saúde, v. 3 n. 1, pp. 187-198, 2005. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/tes/a/GBM3YFDNTT45ctv5B3pfrHG/?format=pdf&lang=pt Acesso em: set. 2021.

CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CLEMENTINO, Adriana. Didática intercomunicativa em cursos online colaborativos. 331f. Tese (doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CARVALHO, Marcelly Reis; LIMA, Rosângela Lopes. A importância da afetividade na EaD: uma perspectiva de Wallon. Revista educação a distância práticas educativas e interculturais (EDaPECI). São Cristóvão (SE) v.15. n. 1 jan. /abr. pp. 192-205, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3391. Acesso em: 17 ago. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 2005.

GARCIA, Daniela Jordão; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; JUNIOR, Klaus Schlünzen. Afetividade e emoção: isso é possível a distância? In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (Orgs). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

LÉVY, Pierre.As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Maria Sandra Souza. O professor diante das Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD. In: GOMES, Júlio Cesar.; SCHAFFEL, Sarita Lea. Formação docente: diferentes percursos. Rio de Janeiro, 2007.

MARIANI, Fabio. CARVALHO, Ademar de Lima. A formação de professores na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais [...] Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2625_1294.pdf. Acesso em: 17 ago. 2016.

MELLO, Elisângela de Fátima Fernandes de; TEIXEIRA, Adriano Canabarro, A interação social descrita por Vygotsky e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. In: XXII SBIE - XVII WIE- WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Anais [...], Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011. Disponível em:

http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/view/1988/1747. Acesso em: 17 ago. 2016.

MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2006.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

SANTOS, Miguel Carlos Damasco dos. Afetividade, aprendizagem e avaliação: complementos da tecnologia na EAD virtual. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais [...] Associação Brasileira e Educação a Distância- ABED, Fortaleza, Ceará, 27 a 30 de setembro de 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1352009121932.pdf . Acesso em: 17 fev. 2020.

ZUIN, Antônio. Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a14v2796.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

SILVA, Claudemir dos Santos; SILVA, Ivanda Maria Martins. DIDÁTICA INTERCOMUNICATIVA E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 01–15, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.72991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/72991. Acesso em: 30 abr. 2024.