DIDÁTICA INTERCOMUNICATIVA E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.72991Palavras-chave:
Educação a Distância, Didática Intercomunicativa, Afetividade, Linguagem Dialógica.Resumo
No cenário da Educação a Distância - EAD, é importante compreender a afetividade no diálogo para apoiar a “distância transacional” (MOORE e KEARSLEY, 2007) como espaço psicológico e comunicacional entre docentes e discentes. Nas interações virtuais mediadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, a didática intercomunicativa (CLEMENTINO, 2008) pode possibilitar a construção do diálogo e da afetividade por meio da linguagem que aproxima educadores e educandos na comunicação online. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é discutir as relações afetivas entre docentes e discentes no contexto da EAD, considerando a didática intercomuniva e a linguagem dialógica na interação entre educadores e educandos. Em termos metodológicos, a pesquisa prioriza a abordagem qualitativa, com revisão da literatura pautada nas noções de didática intercomunicativa (CLEMENTINO, 2008), afetividade (FREIRE, 2002), Educação a Distância - EAD (MOORE e KEARSLEY, 2007; LÉVY, 1999) e dialogismo (BAKHTIN, 2014). Em vista disso, foi realizado um estudo de caso com uma turma de licenciandos ingressantes matriculados em um curso de graduação na modalidade a distância, a fim de observar a percepção dos discentes sobre a afetividade, considerando as experiências no campo da EAD. Tal estudo, através dos depoimentos dos licenciandos, revela a importância da afetividade na construção da autonomia do aprendiz na EAD, bem como nas trocas dialógicas com professores/tutores.
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