RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

  • Jaqueline da Silva Medeiros UFRRJ _ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como discente mestrado eUERJ _ Universidade do Estado do Rio de Janeiro como aluna especial

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.71503

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação a Distância, Pandemia

Resumo

A resenha em questão, propõe uma análise abrangente do artigo “Políticas Públicas em Educação a Distância (EAD) no Brasil: De onde viemos para onde caminhamos”, autoria de Gilda Heleno Bernardino de Campos e Bruna Damiana Heinsfeld. Dividido em seções, a análise descritiva revela uma pesquisa historiográfica, apresentando dados sobre a formação docente no Brasil e o histórico das políticas voltadas para ciência e tecnologia. O texto, embora abrangente, opina sobre a abordagem referente a Educação Remota Emergencial (ERE) considerando o contexto histórico e as demandas contemporâneas. No entanto, a resenha é recomendada para estudantes e docentes de graduação e pós-graduação em Educação, pois oferece uma visão valiosa sobre a legitimação da Educação a Distância no Brasil.

Referências

BRASIL. Decreto n. 9.204/2017, de 23 de novembro de 2017, que institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2017a. Acesso em: 6 dez. 2017. Disponívem em: . Acesso em: 29 d.e nov. 2022

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB no 5, de 17 de dezembro de2009. Fixa as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18, 2009.

OLIVEIRA, A. F. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática, 2012. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/texto-4-polÍticas-pÚblicas-educacionais.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.

CAMPOS, G.H.B.; HEINSFELD, B.D. Políticas públicas e educação a distância no Brasil: de onde viemos para onde caminhamos.

INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, série de livros-textos da CEIE-SBC, 2020. Disponível em: Acesso em: 29 de nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

MEDEIROS, Jaqueline da Silva. RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 01–06, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.71503. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/71503. Acesso em: 24 maio. 2024.