ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS: UMA LEITURA DA OBRA “TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.70248Palavras-chave:
Práticas de ensino. Teoria ator-rede. Educação.Resumo
Esta resenha busca destacar os principais pontos do livro “Teoria ator-rede e educação”, uma das obras que tem subsidiado as discussões sobre linguagem, tecnologias e ensino realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e da linha de pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A obra apresentou a Teoria ator-rede (TAR) como um postulado teórico-metodológico plausível para se investigar os fenômenos do mundo contemporâneo a partir de uma visão integral.
Referências
COUTINHO, F, A.; VIANA, G, M. (org.). Teoria Ator-rede e educação.1 ed. Curitiba: Appris, 2019,193p.
FENWICK, T.; EDWARDS, R.; SAWCHUK, P. Emerging approaches to educational research. Tracing the sociomaterial. London: Routledge, 2011.
FREIRE, L, L. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, v.11, n.26, p.46-45, 2006.
KELLY, J, D. The ontological turn in French philosophical antrophology. Hau: Journal of Etnography Theory, v.4, n.1, p.259-269, 2014.
LATOUR, B. Reagregando o social. Uma indrodução à teoria ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
LATOUR, B. Políticas da natureza. Como fazer ciência na democracia. Trad. de Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru, SP: Edusc, 2004.
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Bauru: EDUSC, 2001.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro:34 1994.
NOE, A. Action in Perception. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).