ORIENTAÇÃO ONLINE: UMA ALTERNATIVA PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO HÍBRIDO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69436Palavras-chave:
Iniciação Científica. Tecnologias Digitais Colaborativas. Ensino Híbrido Emergencial.Resumo
A necessidade de distanciamento social e aulas adaptadas, suporte ao enfrentamento à pandemia de COVID-19, promoveu a busca de alternativas à condução do processo de ensino e de aprendizagem, visando garantir aos estudantes as melhores possibilidades para continuidade da vida escolar. Neste trabalho, procurou-se analisar uma alternativa para promover atividades envolvendo a iniciação científica, estimulando a participação discente em feiras científicas externas à escola. Para tanto, foi desenvolvido um projeto de pesquisa a partir de assuntos presentes no Plano de Estudo dos alunos regularmente matriculados no 6 Ano da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, Rede Municipal de Canoas - RS no ano de 2021. Após estudarem os conceitos básicos relativos ao assunto, os estudantes investigaram a percepção corriqueira quanto ao conceito de automedicação, bem como seu emprego pela comunidade escolar. A apreciação quanto ao desenvolvimento do projeto se deu pelo acompanhamento das atividades dos estudantes via google forms, bem como caderno de campo produzido em arquivo de texto digital compartilhado pela turma. A partir dos registros obtidos ao longo do processo de pesquisa, foi possível elaborar um relatório coletivo e então proceder a inscrição do projeto na Feira Científica Municipal de Canoas. O projeto desenvolvido pelos estudantes recebeu menção de destaque, sendo premiado com indicação para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha. Assim, ficou evidenciado que o uso de tecnologias digitais colaborativas foram eficientes como ferramentas para desenvolvimento de atividades de iniciação científica, atenuando as dificuldades produzidas pela situação de distanciamento imposta pela condição pandêmica.
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