INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64541Palavras-chave:
Educação Museal Online - Instrumentos Científicos Históricos - Visitas Mediadas - Museu de Astronomia e Ciências AfinsResumo
O trabalho apresenta relato de experiência de ações de Educação Museal Online, com especial ênfase para visitas, envolvendo Instrumentos Científicos Históricos do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no contexto da pandemia de Covid-19. O texto inicia apresentando os desafios enfrentados por pesquisadores da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência e foca nas soluções adotadas pelo projeto Popularização da C&T a partir dos Instrumentos Científicos de valor Histórico do MAST com a realização de postagens no Facebook e visitas online. Em seguida, apresenta-se referencial teórico-metodológico destas ações baseado em modelos e modelagens, interatividade e Tendências Pedagógicas Progressistas. São narradas as experiências de adaptação de duas visitas presenciais para a modalidade online, bem como sua execução. Por fim, a partir destas experiências, considera-se que as visitas online obtiveram: relações conversacionais mais aprofundadas, formas análogas de interatividade com a experiência das visitas presenciais e grande abrangência geográfica. Entretanto, é preciso considerar como desafios a inclusão de práticas que promovam maior acessibilidade e formas de levar tais ações a pessoas sem internet de banda larga.
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