MUSEU CIÊNCIA E VIDA E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64430

Palavras-chave:

Museu de Ciência. Pesquisa de público. Pandemia de Sars-Cov-2. Estudos de recepção. Redes sociais.

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou um movimento disruptivo na sociedade global.  O rápido processo de mudança imposto tornou urgente a adoção de medidas alternativas para manter o contato com o público visitante, novas parcerias foram criadas e caminhos alternativos que estavam no horizonte para desenvolvimento futuro foram rapidamente implementados, como por exemplo o uso do espaço virtual dos museus, para muito além dos sites. Neste texto apresentamos um programa de produção de conteúdo digital, o CONECTA MUSEU CIÊNCIA E VIDA, que tem como intuito promover a conexão com o público visitante por meio de lives sobre temas que estejam em debate ou tenham conexão com aqueles abordados no museu. A série CONECTA tornou as redes sociais do museu, especialmente o canal no YouTube mais robusta, com mais seguidores. Neste relato, fizemos um recorte dos treze primeiros episódios, e discutimos a reverberação junto ao público, assim como a receptividade da série, sob a ótica do alcance e da relação dialógica estabelecida, além das perspectivas futuras. 

Biografia do Autor

Mônica Santos Dahmouche, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância

Doutora em física pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Física Atômica. É professora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), diretora científica do Museu Ciência e Vida, pesquisadora do OMCC&T.

Simone Pinheiro Pinto, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ(2014), Mestre em Ciências(Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Professora da rede estadual lotada no Colégio Estadual José Bonifácio em Niterói. É servidora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro atuando na coordenação do setor educativo do Museu Ciência e Vida. Desenvolve trabalhos na área de ensino de Física, Formação de Mediadores, Formação Continuada de Professores, Educação em Centros e Museus de Ciências.

Referências

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e tecnologia no

Brasil: resultados da enquete de 2010. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010. Disponível em: <https://www.recyt.mercosur.int/files/ActasComisionCyT/Acta2011_01/Anexo_VII_Public_Survey_2010_Portuguese.pdf> Acesso em: 18 mar. 2022.

CABRAL, Magaly. O educador de museu frente aos desafios econômicos e sociais da realidade. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Coord.). O ICOM: Brasil e o pensamento museológico brasileiro. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo/Governo do Estado de São Paulo, 2011.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017. Disponível em: <http://portalods.com.br/publicacoes/a-ciencia-e-a-tecnologia-no-olhar-dos-brasileiros-percepcao-publica-da-ct-no-brasil-2015/>. Acesso em: 15 out. 2021.

COSTA, Andrea; CASTRO, Fernanda; CHIOVATTO, Mila e SOARES, Ozias. Educação Museal. Em: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em 4 nov. 2021.

DAHMOUCHE, M. S.; PIRES, A. M. G.; CAZELLI, S. O museu ciência e vida investiga seu público: professores. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 3 jun., 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/zB8xhvcspXLSwW3VY8FF7sF/?lang=pt>. Acesso em 01 nov. 2021.

DUARTE, Marcos; OKUNO, Emico. Física do Futebol: mecânica. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

ESPAÇO CIÊNCIA. Olinda. Secretaria Ciência Tecnologia e Inovação. 2021 Disponível em: <http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=17564>. Acesso em: 02 nov. 2021.

IBERMUSEUS. Profissionais de museus ibero-americanos diante do COVID-19: relatório técnico. Lisboa, 2021. Disponível em:

<http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2021/04/profesionales-de-museos-y-covid-19-oimibermuseoses-pt.pdf> Acesso em: 16 out. 2021.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual - PNAD, 2017. Disponível em: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idhm.html>.

ITAUCULTURAL. Hábitos Culturais - expectativa de reabertura e comportamento digital. São Paulo, 2020. Disponível em:<https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100597/habitos_culturais.pdf> Acesso em: 05 nov. 2021.

ITAUCULTURAL. Hábitos culturais II, São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/consumo-virtual-atividades-culturais-cresce-pandemia2021> Acesso em: 04 nov. 2021.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. São Paulo. USP. 2021. Disponível em: <https://www.instagram.com/tv/CJJO8EvnfFk/?utm_medium=copy_link>. Acesso em 02 de nov. de 2021.

MUSEU DA VIDA, Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2021 Disponível em: <https://youtube.com/playlist?list=PLkIkYtJ49xLDIeyGEw3ENmXDHQfrCYOwE> . Acesso em: 27 dez. 2021.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU:Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://ibeu.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2021/03/IBEU-MUNICIPAL_FINAL.pdf>. Acesso em: 8 out. 2021.

PINTO, S. P. et al., A construção da mediação humana no Museu Ciência e Vida. In: Anais II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: < https://docplayer.com.br/212926883-Ii-coloquio-internacional-tendencias-contemporaneas-da-comunicacao-cientifica-florianopolis-1-2-e-3-de-dezembro-de-2014.html> Acesso em: 18 mar. 2022.

ROCHA, J.N., CABRAL, E., MASSARANI, L., COELHO, P., DAHMOUCHE, M., Uma exposição sobre a física dos esportes pelo olhar de adolescentes: um estudo de caso no Museu Ciência e Vida. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 216-241 (2021) Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/72189/45692> Acesso em: 11 nov. 2021.

RODARI, P. MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: Status, papéis e treinamento. Uma visão geral européia. In:MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (orgs.). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de ciência. – Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, p. 47 – 54, 2007.

STUDART. Denise Coelho. Pandemia global de Covid-19 e Impactos para os Museus: Crise ou Oportunidade?,Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2020/8539-pandemia-global-de-covid-19-e-impactos-para-os-museus-crise-ou-oportunidade.html. Acesso em: 05 nov. 2021.

WAGENSBERG, J. Futuro dos museus está na criatividade e não na tecnologia, dizem especialistas reunidos no Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 10 ago. 2013. Segundo Caderno, p.1 Disponível em:<http://oglobo.globo.com/cultura/futuro-dos-museus-estana-criatividade-nao-na-tecnologia-dizem-especialistas-reunidos-no-rio-9455603>Acesso em: 05 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

DAHMOUCHE, Mônica Santos; PINTO, Simone Pinheiro. MUSEU CIÊNCIA E VIDA E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 77–92, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.64430. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/64430. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática