CAMPANHA “VOZES DE OUTUBRO”: SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO VIRTUAL DO MUSEU DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63002Palavras-chave:
Museus de Ciências. Campanhas Virtuais. Outubro Rosa. Arte e Ciência.Resumo
O Grupo de Trabalho Arte e Ciência do Serviço de Itinerância do Museu da Vida (Fiocruz), desenvolveu em 2020 a campanha virtual Vozes de Outubro, visando ressaltar a importância do mês dedicado ao incentivo de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Foi inspirada na exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil” – uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o INCA – Instituto Nacional de Câncer – aborda aspectos históricos e médicos das mamas e faz parte do portfólio de exposições do Serviço de Itinerância do museu desde 2017. A campanha recolheu depoimentos e fotografias de pessoas acometidas pelo câncer de mama e de amigos ou parentes, relatando suas experiências acerca da doença. A maioria dos depoimentos apresentaram mensagens de incentivo, importância do apoio familiar e de amigos, cuidado e autoestima, prevenção e tratamento, mostrando a relevância de campanhas que abordem a temática. Além dos depoimentos recebidos foram produzidas artes conceituais e releituras de obras com o objetivo de sensibilizar o público das redes sociais.
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