A EDUCAÇÃO MUSEAL DO NÚCLEO DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62998Palavras-chave:
COVID-19. Educação Museal. Produção Científica. Divulgação Científica. Experiências Comunicativas. Plataformas Digitais de ComunicaçãoResumo
A Pandemia pela COVID-19 vem provocando diversos impactos, inclusive na continuidade das ações de pesquisa e sua divulgação em museus universitários. Neste contexto, está o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), museu universitário de ciências e itinerante e um grupo de pesquisa que prosseguiu com as atividades de produção/divulgação científica sobre os animais peçonhentos. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar as experiências comunicativas e de educação museal dos(as) pesquisadores(as) do NOAP/UFBA quanto à produção/divulgação de suas atividades durante a Pandemia do COVID-19 em 2020. Através de entrevistas estruturadas foi possível identificar as distintas experiências educativas e comunicativas vivenciadas pelos participantes em reuniões online, webinários, lives e outros meios digitais de comunicação adotados durante as atividades, além das angústias e desafios enfrentados por esses(as) pesquisadores(as). Consideramos que esse estudo reconheceu a importância das pesquisas e da equipe do NOAP/UFBA, que mesmo diante das adversidades provenientes pela Pandemia, prosseguiu com o desafio de comunicar sobre animais peçonhentos em um museu universitário itinerante e estabelecer um diálogo possível entre a educação científica intercultural e a educação museal, divulgando a Ciência através das mídias digitais de comunicação, ultrapassando os limites da própria academia.
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