O ensino afroperspectivista em sala de aula por um olhar outro da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56606

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/03. Afroperspectiva. Denegrir da educação. Exu. Pluriversalidade

Resumo

Com a implementação da Lei nº10.639/03, alterada pela Lei nº11.645/08, que tornou e reiterou a inclusão do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os currículos escolares do país, na tentativa de estabelecer uma Educação fundamentada pelo mútuo respeito entre todos os brasileiros e, consequentemente, na valorização do ensino antirracista no país, é possível reconhecer sem grandes esforços que ainda há um ‘estranhamento’ em práticas didático-pedagógicas, especialmente, por parte dos professores, para a efetividade do trabalho educativo que atenda as expectativas e as demandas das múltiplas negritudes invisibilizadas, marginalizadas e, quase, silenciadas nas cidades, periferias, morros e favelas. Neste sentido, surge a necessidade de propor uma reflexão acerca de novas alternativas didáticas e metodológicas na sala de aula, pautadas nas visibilidades e no reconhecimento da produção de conhecimento e da circularidade dos saberes dos negros africanos e seus descendentes (afro-brasileiros). Além disso, é preciso admitir, defender e legitimar, também, a existência da Filosofia Africana, fundamentada pela inquietude, movimentação e motivação da experiência e exposição do ‘Ser’ em busca e na produção do conhecimento, sob o sustentáculo do encantamento e da ancestralidade. Assim, objetivamente, a proposta didático-metodológica, deste trabalho, é refletir, conceituar e planejar possibilidades pautadas na afroperspectiva filosófica, ou seja, numa educação antirracista e pelo denegrir da educação (NOGUERA, 2012). Com isso, haverá muito mais provocações e perspectivas do que respostas e finalizações; saindo, assim, da totalidade do pensar para pensar a alteridade, evidenciando, com isso, a diversidade polidialógica e pluriversal.

Biografia do Autor

Denis Harmony da Silva, UNEB (Universidade do Estado da Bahia)

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN/UNEB). Especialista em ensino de Filosofia para o ensino médio (UFBA/2018). Formado em História com habilitação em licenciatura (UCSal/2016) e graduando em Geografia, com habilitação em licenciatura, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Agradeço ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). http://lattes.cnpq.br/8153168308982088 - E-mail: denisharmony@hotmail.com.

Cecília Conceição Moreira Soares, UNEB

Docente Titular na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus I - Departamento de Educação. Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Bolsa sandwich na Universidade de Salamanca - Espanha. Pós doutorado em Educação, Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB - (2016). Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1987), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1994). Membro permanente do PPGAFIN (Programa de Pós Graduação em estudos Africanos e Indígenas), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). http://lattes.cnpq.br/4052594991528106 - E-mail: ccsoares@uneb.br.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

HARMONY DA SILVA, Denis; SOARES, Cecília Conceição Moreira. O ensino afroperspectivista em sala de aula por um olhar outro da educação. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 150–168, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.56606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/56606. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática