DARIA A MINHA VIDA A QUEM ME DESSE O TEMPO: PENSANDO O CORPO DA NEGRA E MULHER NO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45668Palavras-chave:
espaço público, corpo, mulher negra e escolaResumo
O artigo tem o objetivo de pensar o corpo da mulher negra no espaço público e como este corpo é afetado e afeta este espaço. Pensando nas questões sobre feminismo negro. Trazendo as experiências pessoais não para marcar a experência de um individuo,mas para pensar a relação de corpos marcados pela cor preta em espaços públicos na sociedade brasileira.Referências
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados 17 (49) 2003.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. 2º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Ed. Fator, 1983.
FOUCAULT, Michel (1999). Vigiar e Punir. O nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes.
KILOMBA, Grada. “The Mask” (A Máscara). Tradução de Jéssica Oliveira de Jesus. In Cadernos de Literatura e Tradução, n 16, 2014, p. 172.
MBEMBE, Achille (2003). “Necropolitics”. Public Culture.
Downloads
Publicado
31-12-2019
Como Citar
MARTINS, Aline Correia. DARIA A MINHA VIDA A QUEM ME DESSE O TEMPO: PENSANDO O CORPO DA NEGRA E MULHER NO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLAR. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 128–149, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.45668. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/45668. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigo Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).