QUINZE MILHÕES DE ESPELHOS: REFLEXÕES SOBRE CRIAÇÃO, PERFORMACES E REDES EDUCATIVAS EM BLACK MIRROR
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44865Keywords:
Criação. Audiovisualidades. Tecnologias, Performances. Redes Educativas.Abstract
Spoilers vem a frente, mas não é nenhuma novidade. Neste texto apresentamos reflexões, espelhamentos e pensamentos sobre o episódio 15 Millions Merits, da série Black Mirror. No universo da série, cada episódio retrata um presente alternativo ou um futuro próximo onde os seres humanos tem uma relação sarcástica, desconfortável e controversa com a tecnologia. O universo fictício da série reflete as nossas tensões atuais entre o consumo e a criação com a tecnologia. Usaremos a narrativa da série como intercessores de nosso pensamento. Desta forma, iremos pensar como as relações sobre a produção de conhecimento na modernidade, refletem em nossa sociedade consumista na atualidade. Pensando em formas de não dominação, nem cooptação e apropriação, enfatizando a criação artística como performance de um corpo sem órgãos que subverte rizomaticamente as hegemonias. Encontrando na educação, com protagonistas os professores e educandos germes de resistência as práticas controladoras curriculares que refletem a dominação mercadológica dos tempos atuais.
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