CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO COM RAEWYN CONNELL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2019.42448Keywords:
Education, Equality, Masculinity, Gender, Etnographic AssessmentAbstract
A conversar com Raewyn Connell tever início pela sua trajetória acadêmica a partir do livro Making the Difference: Schools, Families and Social Division (1982), cuja publicação em língua portuguesa ampliou o interesse de pesquisadores em educação pelos estudos de gênero. Dada a amplitude da produção da autora nesta linha de estudos a conversa continua com indagações sobre a importância para escola em lidar com esse tema, assim como sua interconexão com os estudos sobre masculinidades e suas teorizações internacionais e mais particularmente no Hemisfério Sul, visto que Connell, à época estava divulgando o seu livro Southern Theory: The Global Dynamics of Knowledge in Social Science. Discutiu-se as possibilidades teóricas do Sul pelo Sul, o papel da escola na introdução dos temas sobre as ordenações de gênero e finalmente apresenta-se reflexões dos autores sobre seus próprios questionamentos a cerca da obra da autora.References
CONNELL, R. W. Southern Theory: The Global Dynamics of Knowledge in Social Science. Sydney, Allen & Unwin Australia; Cambridge, Polity Press, 2007.
CONNELL, R.W. Gender and Power: Society, the Person, and Sexual Politics, California: Stanford University Press, 1987.
CONNELL, R.W. Ruling Class, Ruling Culture: Studies of Conflict, power and hegemony in Australian Life. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1977. 264p.
CONNELL, R.W. Schools and Social Justice (Our Schools), Philadelphia: Temple University Press,1993. 140 p.
CONNELL, R.W. Masculinities. Cambridge, Polity Press; Sydney, Allen & Unwin; Berkeley, University of California Press, 1995.
Connell, RW, DJ Ashenden, S Kessler and GW Dowsett. Making the Difference: Schools, Families and Social Division. Sydney, Allen & Unwin, 1982. Tradução no Brasil [Estabelecendo a Diferença: Escolas, Famílias e Divisão Social, Porto Alegre, Artes Medicas, 1995].
CONNELL, W. F; STROOBANT, R. E; SINCLAIR, K. E; CONNELL R. W.; ROGERS.K. 2 to 20: Studies of City Youth. Sydney: Hicks Smith & Sons, 1975.
U.S. Department of Education. No Child Left Behind Act of 2001, PUBLIC LAW 107–110—JAN. 8. 107th Congress: Washington, DC. 2002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).