ASTROLUDENS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.38423Keywords:
infância, práticasteorias, astronomia,Abstract
Registro fotográfico que compõe o projeto Astroludens. Inspirado na reconhecida tese “Homo Ludens” de Johan Huizinga (1983), a qual defende que todo ser humano é sobretudo lúdico, esse projeto tem o compromisso de dialogar com a produção de conhecimento de crianças de 0 a 6 anos que transitam pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), um público cada vez mais presente e cativo. Para isso, é necessária a criação de novas metodologias científicas que entrelaçam produção teórica e prática, propondo inovações materiais e intelectuais. O projeto acontece criando liames de interrelação não só de conceitos da cultura infantil e museal, mas da própria cultura digital. Neste pequeno e pretenciosamente provocador ensaio de uma única fotografia e pouco texto, intenciona-se tensionar algumas certezas já endurecidas até os dias de hoje. E enaltecer a evidente produção de conhecimento infantil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).