DIÁLOGOS PERTINENTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.37803Palavras-chave:
Usabilidade, Recursos Educacionais Abertos, Guia de RecomendaçõesResumo
A crescente profusão e difusão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) possibilitaram a criação de novas práticas de ensino que incorporam a utilização de recursos multimidiáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos conectados. Nesse sentido, os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgem como uma proposta inovadora para o campo da educação e tem como objetivo constituir autores digitais mais responsáveis na edificação e partilha do conhecimento, possibilitando a engendração do conceito de abertura e liberdade face as especificidades do licenciamento em Creative Commons (CC) e as etapas de produção e execução dos REA. Para nortear a construção do artigo, que se caracteriza como uma pesquisa teórica acerca do usabilidade de REA, buscou-se em Silva et al (2017), Amiel (2012), Pesce (2013), Santana et al (2012) e Litto e Mattar (2017) respostas para solucionar tais problemáticas: Quais elementos são essenciais para a construção e usabilidade dos REA? De que forma podemos propor a usabilidade desses recursos para a educação? Desse modo descobriu-se que o alicerce deste artigo está na forma de investigar e consultar a importância do uso dos REA como uma política pública educacional, sobretudo na proposta epistemológica da Teoria Conectivista e nas contribuições históricas da Educação Aberta pela qual a (co)produção e a (co)aprendizagem dos REA se apoia. Como resultado, apresentamos a proposição de alguns elementos norteadores da construção, execução e utilização dos REA, promovendo diálogos pertinentes para a preparação de um guia de recomendações de usabilidade, abordando conteúdos introdutórios acerca da temática em tela e propondo como um dos elementos a formatação de uma plataforma online híbrida, que denominamos de restart, para organizar e contabilizar obras em REA ou transformadas em Domínio Público, complementando as cinco liberdades essenciais para a condução dos REA, que são: revisar, reutilizar, remixar e redistribuir. A finalidade desse estudo é discutir as formas de licenciamento em CC, o acesso aos recursos, um método de trabalho que leve em consideração a saúde, bem-estar e segurança dos usuários e produtores de REA e assegurar uma avaliação aberta na concepção dos REA, trazendo tais peculiaridades como componentes do guia, que estejam em conformidade com as suas bases legais-normatizadoras.
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