PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Autores/as

  • Anderson Soares de Souza Secretaria de Estado da Educação (SEDU) Governo do Estado do Espírito Santo Pedagogo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Ana Lopes Balestrero" https://orcid.org/0000-0001-9414-9751

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618

Resumen

O presente texto tem por objetivo central apresentar as funções de pedagogos que atuam na Fundação Casa/SP. A finalidade é refletir as possibilidades e os desafios presentes nessa profissão e apontar caminhos que direcionem o olhar de quem almeja trabalhar no sistema socioeducativo por meio de práticas educativas direcionadas aos adolescentes autores de ato infracional. O estudo também apresenta uma reflexão teórica sobre a identidade profissional dos pedagogos bem como analisa brevemente a história da Fundação Casa/SP e a forma como está organizada na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como abordagem metodológica a análise de conteúdo. O resultado das discussões aponta caminhos metodológicos para o trabalho a ser executado por pedagogos na execução de medidas socioeducativas. Além disso, reflete criticamente os desafios que esses profissionais enfrentam na realização do trabalho junto aos adolescentes.

Biografía del autor/a

Anderson Soares de Souza, Secretaria de Estado da Educação (SEDU) Governo do Estado do Espírito Santo Pedagogo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Ana Lopes Balestrero"

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); licenciado em Pedagogia, Letras e Teatro. Pós-graduado (especialização) em: Magistério do Ensino Superior; Psicopedagogia; Educação, Política e Sociedade; ArteTerapia; NeuroPsicopedagogia Clínica; Educação Especial e Inclusiva e Ensino de Artes. Pedagogo socioeducativo na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP) no período de 2006 a 2021; Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de São Paulo (FASP) de 2008 a 2020; e Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 2018 a 2020). Atualmente trabalha no cargo de pedagogo numa escola pública estadual no Estado do Espírito Santo.

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Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Souza, A. S. de. (2023). PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 125–151. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76618