PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625

Abstract

O artigo aqui apresentado tem como objetivo narrar o percurso formativo do profissional da pedagogia atuando na área de tecnologias no âmbito universitário, tendo como lócus de atuação a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC) da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), com a finalidade de apresentar por meio da experiência vivida na universidade alguns projetos que articulam as tecnologias digitais em rede com as ações pedagógicas na graduação presencial da universidade. Trata-se de uma abordagem cotidianista (ALVES, 2008, CERTEAU, 2014) ao buscar narrativas e experiências para dialogar sobre a temática que envolve pedagogia e tecnologia. Como resultado ressaltamos a importância de uma aprendizagem contínua e curiosa sobre os fenômenos da cibercultura no âmbito da educação para que seja possível a partir do conhecimento técnico das interfaces ‘pensarfazer’ propostas pedagógicas que envolvam as tecnologias nas diversas práticas educativas ‘dentrofora’ da sala de aula.


Autor/innen-Biografie

Alexsandra Barbosa da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ. Possui licenciatura e bacharelado em Pedagogia pela UERJ e especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Atualmente é Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação (UERJ/PR1), sendo responsável pela coordenação do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EDUCIBER (UERJ).

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Veröffentlicht

2023-08-31

Zitationsvorschlag

da Silva, A. B. (2023). PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS VIVENCIADOS NA CIBERCULTURA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(2), 276–289. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.76625