PENSANDO A COVID19 E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55753Resumo
Apesentamos reflexão sobre os impactos da pandemia, em curso, na política educacional e nas atividades formativas no contexto do isolamento social. Neste percurso de estudo, problematizamos a política educacional, condições de trabalho docente e de vida dos estudantes. Para tanto, acompanhamos notícias sobre o tema nos grandes veículos de informação, coletamos dados de artigos sobre a COVID19, bem como dialogamos com autores do campo educacional brasileiro. Ao final do artigo, trazemos proposições e novas indagações.
Referências
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 ed. - São Paulo: Boitempo, 2020.
BRASIL, CAGED, 2019. Disponível em http://bi.mte.gov.br/eec/pages/consultas/evolucaoEmprego/consultaEvolucaoEmprego.xhtml#relatorioSetor
BRASIL. PNAD COVID19, 2020. Disponível em https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em 13/08/2020
CARA, Daniel. Live no Canal TV PUC Rio. A pandemia desnuda a realidade brasileira. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=erWjp6a46ow
CARDENAS, Julián. Enredando a las elites empresariales em América Latina. In.: Ediciones Universidad de Salamanca. Revista América Latina Hoy. N. 73, 2016, pag 15-44.
CASSIO, Fernando e CARNEIRO, Silvio. É hora de falar em educação como bem público. In.: Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em https://diplomatique.org.br/e-hora-de-falar-da-educacao-como-bem-publico/, acesso em 03/06/2020
CETIC. TIC Domicílio, 2018. revela que 40,8 milhões de estudantes usam explicativos de táxi ou de transporte. Disponível em TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet https://cetic.br/noticia/tic-domicilios-2018-revela-que-40-8-milhoes-de-usuarios-de-internet-utilizam-aplicativos-de-taxi-ou-transporte/
CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril. Cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: CIA das Letras, 2017
CHOMSKY, Noam. O lucro ou as pessoas ? Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1999
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação, UFRJ, 2020, pp. 1-26.
DUNKER, Christian. Canal You Tube Christian Dunker. A Arte da pandemia para principiantes. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=beyJQvruzH82020, acesso em 01/08/2020
FARAGE, Eblin. Live no Canal CEAD UnB. A condição e os desafios da educação brasileira em contexto de pandemia e crise do capital. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6nbvc04MPiY, acesso em 21/08/2020
FIOCRUZ. Coronavírus. Brasil mostra que é projetado para matar pobre em pandemia. Disponível em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/48898. Acesso em 14/05/2020
FONAPRACE. V Pesquisa do perfil Socioeconômico e cultural dos(as) graduandos(as) dos IFES, 2018. Disponível em http://www.fonaprace.a. difes.org.br/site/wp-content/uploads/2019/06/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecono%CC%82mico-dos-Estudantes-de-Graduac%CC%A7a%CC%83o-das-U.pdf . Acesso em 03/04/2020
FRIGOTTO, Gaudêncio. Live no Canal MEP SINASEF. Em tempos de pandemia, a quem serve a ciência ? Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_tD0XC-fJQ4. Acesso em 02/08/2020
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2015
HARVEY, David. Política anticapitalista em tempo de coronavírus. In.: AGAMBEM, Giorgio et all. Sopa de Wuhan. Pensamento Contemporâneo en Tempos de Pandemia. Ed. ASPO. Disponível em https://www3.unicentro.br/defil/2020/05/08/livro-sopa-de-wuhan/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=livro-sopa-de-wuhan, acesso em 11/04/2020
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. Rio de Janeiro, Cia das Letras, 2020
MPT. Ministério Público do Trabalho. Nota técnica 11/2020. Disponível em http://abet-trabalho.org.br/nota-tecnica-mpt-gt-covid-19-protecao-a-saude-dos-professores-durante-a-pandemia/. Acesso em 10/07/2020
MARQUES, Georgina Eurides de Carvalho. A extensão universitária no cenário da atual pandemia de COVID19. In.: Revista Práticas em Extensão. V. 04, n.1, 42-43, 2020. disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/index. Acesso em 20/08/2020
OPAS, Brasil. Disponível em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
MBEMBE, Achille. Necropolítica. In: Revista Artes e Ensaio. Rio de Janeiro: UFRJ, n2, 2016.
NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “Questão Social”. Temporalis, Brasília, n. 3, 2001. 2001.
SILVA, Abraão Ramos da. Oportunidades de extensão universitária em tempos de pandemia. In.: Revista Práticas em Extensão. V. 04, n.1, 42-43, 2020. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/index. Acesso em 20/08/2020
ZIZEK, Slavoj. Pandemia, COVID19 e a reinvenção do comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.