EDUCACIÓN TECNOLÓGICA Y PROFESIONAL INTEGRADA A LA EDUCACIÓN BÁSICA EN PERSPECTIVA UNITARIA

Autores

  • Bruno Miranda Neves
  • Kerolin Camargo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.54753

Resumo

O texto se propõe a apresentar conceitos centrais para a organização de práticas pedagógicas que integrem a Educação Tecnológica e Profissional à Educação Básica, com vistas ao pleno desenvolvimento das capacidades humanas dentro da perspectiva de garantia da dupla cidadania (social e econômica) nas sociedades contemporâneas. Por isso, nos dispusemos a expor as bases ético-políticas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC); algumas ideias chaves para organização do currículo integrado que supere a tendência hegemônica da Ideologia das Competências, e apontamentos teóricos e metodológicos para fundamentar projetos políticos pedagógicos que integrem trabalho, ciência, cultura e tecnologia para reunificação das dimensões manuais e intelectuais do trabalho.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Miranda Neves, B., & Camargo, K. (2020). EDUCACIÓN TECNOLÓGICA Y PROFESIONAL INTEGRADA A LA EDUCACIÓN BÁSICA EN PERSPECTIVA UNITARIA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 1(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.54753