Contribuição sindical facultativa: Da análise da (in)constitucionalidade da cobrança compulsória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36974

Palabras clave:

Direito do Trabalho, imposto sindical, inconstitucionalidade, direito estrangeiro

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar em que medida o posicionamento recente do STF quanto à constitucionalidade da extinção da obrigação de cobrança compulsória da contribuição sindical encontra respaldo em leis estrangeiras. Temos como objetivos secundários sopesar a legislação criminal que tipifica algumas condutas no sentido da filiação sindical ou a não observância de normas trabalhistas, bem como, analisar as três modalidades de contribuições destinadas aos sindicatos. E por fim, debateremos sobre a decisão do STF em confronto (ou consonância) com outras decisões internacionais que discutem o mesmo tema. O método utilizado para tanto é de revisão bibliográfica. Por ora, o que se conclui é que a dispensa da obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical é uma transformação praticamente natural dentro do direito trabalhista, se comparada com outras legislações internacionais, que apesar da dispensa continuam atentos aos direitos sociais dos trabalhadores.

Biografía del autor/a

Christiane Heloisa Kalb, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC, Santa Catarina

Professora Doutora - Departamento de Direito - CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - SC-401, n. 9301 - Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-001, Brasil. Doutora em Ciências Humanas, PPGICH, UFSC, Florianópolis-SC. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Univille, Joinville-SC. Especialista em Direito Civil e Processo Civil - ACE - Joinville. Advogada atuante em SC.

Publicado

2020-02-26

Cómo citar

Kalb, C. H. (2020). Contribuição sindical facultativa: Da análise da (in)constitucionalidade da cobrança compulsória. Revista De Direito Da Cidade, 11(2), 808–829. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36974