PRÁTICAS DE GOVERNANÇA ADOTADAS POR REDES DE EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SEGMENTO DE MERCADO E SUPERMERCADO
DOI:
https://doi.org/10.12979/11902Keywords:
Governança. Redes de Empresas. Gestão Organizacional.Abstract
O objetivo do estudo é identificar quais as práticas de governança adotadas por redes de empresas do estado do Rio Grande do Sul, no segmento de mercado e supermercados. Tal objetivo decorre do reconhecimento da necessidade do mecanismo de governança como meio de alcance da eficaz gestão organizacional, inclusive no âmbito das redes de empresas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no ano de 2011 por meio de entrevistas estruturais presenciais realizadas com gestores das 17 redes de empresas do RGS no segmento de mercado e supermercado. A análise dos dados se deu pela quantificação das escalas do tipo Likert de cinco pontos. Os principais achados indicam que as redes de empresas pesquisadas estão ainda aquém do que é recomendado pela literatura como o padrão que caracteriza uma gestão eficaz quanto às práticas de governança. A predominância de médias inferiores a 4 corrobora essa conclusão, apesar de isoladamente algumas práticas situarem-se acima dessa média.
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