Divulgação da gestão de riscos corporativos e gerenciamento de resultados em empresas brasileiras abertas

Autores

Palavras-chave:

Divulgação, Gestão de riscos corporativos, Gerenciamento de resultados, Trade-off

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a divulgação de gestão de riscos corporativos e o gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras. A divulgação de gestão de riscos corporativos pode indicar melhor qualidade dos relatórios financeiros e empresas com melhor qualidade dos relatórios financeiros, podem ter influência negativa no seu gerenciamento de resultados por accruals e positiva no gerenciamento de resultados por atividades reais. Além disso, pode causar impacto no trade-off entre esses gerenciamentos de resultados. Para isso, o estudo foi baseado em 182 empresas listadas na B3 entre os anos 2012 e 2020. Para analisar o gerenciamento de resultados foi utilizado o modelo de Pae (2005) e o modelo de Roychowdhury (2006). Foi utilizado também o trade-off entre manipulação por accruals e por atividades reais para identificar se a divulgação da gestão de risco impacta a troca desses dois tipos de gerenciamento. Para calcular a divulgação de gestão de riscos corporativos foram mensurados dois índices, rigoroso e tolerante, aplicando-se um checklist no Formulário de Referência das empresas conforme requerido pela Instrução CVM n. 480/2009 com alteração dada pela Instrução CVM n. 586/2017. Por meio da regressão GLS os resultados permitem dizer que a elevada divulgação de gestão de riscos corporativos nos dois critérios tem relação inversa com o uso do gerenciamento de resultados por accruals e não aumenta o uso do gerenciamento de resultados por atividades reais. Os resultados apontam ainda que, por meio do disclosure de gestão de riscos corporativos, os dois tipos de gerenciamento de resultados utilizados para a análise do estudo podem ser tratados como complementares. Estes resultados contribuem principalmente para a tomada de decisão dos stakeholders quanto aos investimentos nas empresas e expande os estudos nacionais que até o momento estavam concentrados em apenas umas das ferramentas que faz parte da divulgação de gestão de riscos corporativos, o controle interno.

Biografia do Autor

Jheneffer Silva Santos Duarte, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Contabilidade Financeira pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás.

Carlos Henrique Silva do Carmo, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis (PUC-GO). Professor e pesquisador contábil do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Duarte, J. S. S., & Carmo, C. H. S. do. (2023). Divulgação da gestão de riscos corporativos e gerenciamento de resultados em empresas brasileiras abertas. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 28(2), 39–61. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/69878

Edição

Seção

Artigos