AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES DA GRANDE GOIÂNIA SOBRE OS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

Autores

  • Jaqueline Kuhn Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Michele Rílany Rodrigues Machado Universidade Federal de Goiás
  • Lúcio de Souza Machado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12979/9074

Palavras-chave:

Conhecimento em IFRS, Docentes de Contabilidade, Normas Internacionais de Contabilidade, Diferenças estatísticas.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais variáveis impactam as médias de conhecimento dos docentes de Contabilidade da Grande Goiânia acerca das normas internacionais de Contabilidade. A amostra final foi composta por 93 professores de cursos de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa classifica-se como descritiva em relação aos objetivos, utilizou-se como estratégia de pesquisa o levantamento e como técnica de coleta de dados o questionário. Sobre os dados obtidos, aplicou-se uma análise quantitativa das notas atribuídas pelos professores sobre seu conhecimento a respeito dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, com a utilização de técnicas descritivas e testes paramétricos e não paramétricos.Os resultados mostraram que as médias de conhecimento do sexo masculino são superiores às do feminino; bem como as médias dos professores que participaram de cursos sobre normas internacionais são superiores àquelas dos que não participaram. Quanto às demais variáveis (titulação, idade, experiência profissional, fluência em língua estrangeira, tempo de docência, matérias ministradas, IES em que o professor ministra aulas), as médias de conhecimento relacionadas às amostras dessas variáveis são estatisticamente iguais.

Downloads

Publicado

2014-08-28

Como Citar

Kuhn, J., Machado, M. R. R., & Machado, L. de S. (2014). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES DA GRANDE GOIÂNIA SOBRE OS PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 19(2), 02–22. https://doi.org/10.12979/9074

Edição

Seção

Artigos