Red Flags: Uma Análise Sob a Ótica dos Auditores Independentes do Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51845Resumo
Este trabalho buscou avaliar qual o grau de importância na utilização dos red flags na visão dos auditores independentes de Goiás. Para alcançar tal objetivo, a coleta de dados se deu pela aplicação de questionário, adaptado de Murcia (2007), o qual obteve a participação de 28 auditores externos. Para análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva. Os resultados acerca das características dos participantes indicaram que 57,14% são sócios nas empresas de auditoria, 39% destes atuam há mais de 10 anos no mercado, 79% não auditaram empresas listadas na Bovespa e 67,9% dos auditores atuam em Goiânia. Quatro red flags entre os apresentados na literatura se destacaram pela frequência das respostas, visto que mais de 50% dos respondentes consideraram um grau de importância de "Muito alto". O primeiro deles é sobre estrutura e ambiente, abordando a existência de um controle interno inadequado. O segundo, classificado no cluster de gestores, refere-se ao comportamento da administração como desonesta e não ética. O terceiro, pertencente ao cluster de relatórios contábeis, relacionando-se a existência de um número significativo de operações realizadas com entidades de origem desconhecida (suspeita), ou entidades cuja cultura e o ambiente de negócios levantam desconfiança. E o último red flag, alocado no cluster de auditoria, diz respeito a existência de um comportamento tido como dominante dos executivos em relação aos auditores, na tentativa de influenciar o escopo da auditoria ou seleção do pessoal envolvido no serviço de auditoria. Os resultados obtidos assemelham-se parcialmente ao de Murcia (2007).Downloads
Publicado
2020-06-18
Como Citar
Mendonça, N. C. da S., Machado, M. R. R., & Machado, L. de S. (2020). Red Flags: Uma Análise Sob a Ótica dos Auditores Independentes do Estado de Goiás. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(2), 23–41. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51845
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.