ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)
DOI:
https://doi.org/10.12979/17840Keywords:
Necessidades educacionais especiais, Ciências Contábeis, Métodos quantitativos aplicadosAbstract
A presente investigação buscou analisar comparativamente o aproveitamento dos alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-2012), em todo o território nacional, de forma a avaliar se os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), mesmo diante das limitações que lhes são impostas, obtiveram um aproveitamento diferente daquele obtido pelos demais alunos. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análise de médias e medianas, aplicadas aos dados de 47.299 alunos concluintes daquele curso superior. Adicionalmente, foi realizada uma análise comparativa com os resultados de estudos anteriores de natureza semelhante. Nesse sentido, além confirmar parte dos resultados de estudos anteriores e não convergir com tais estudos em outros aspectos, pôde-se observar que alunos portadores de NEE apresentaram um aproveitamento equivalente ao do grupo de alunos sem NEE, tanto nas provas de formação geral e especifica, quanto na nota geral do ENADE-2012.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The proprietary rights of the articles accepted for publication, including translation, become the property of the Journal of Accounting of the Master's in Accounting Sciences at UERJ (online).
Partial citation of published articles is permitted without prior authorization, provided the source is identified. The total reproduction of articles is prohibited. In case of doubts, please contact: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
The declarations of the approved articles must be originally signed and sent by mail to the magazine's contact address.