Aversão ao risco na tomada de decisões organizacionais: análise da literatura e oportunidades de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i2.39910Resumen
No processo de gestão organizacional, a tomada de decisão constitui processo fundamental e que impacta diretamente no desempenho organizacional. Durante o processo de decisão, os gestores deparam como situações de imprevisibilidade e de limitações racionais. Há ainda que se considerar os níveis de sensibilidade ao risco do decisor, bem como as diferenças entre os níveis dessa sensibilidade de acordo com cada decisor. Além desses fatores, destaca-se ainda que em muitos casos o decisor toma a decisão pelos outros, como é o caso das decisões organizacionais tomadas por gestores que não são proprietários do negócio. Assim o objetivo deste estudo é verificar como a aversão ao risco se apresenta na literatura em língua inglesa, quando considerada a tomada de decisões no contexto organizacional, apontando possíveis lacunas para estudos. Adotou-se como instrumento de intervenção o Knowledge Developement Process-Constructivist (ProKnow-C), já que o objetivo da pesquisa é gerar conhecimento nos pesquisadores sobre o tema, com base em um fragmento da literatura. Desse modo, foi possível realizar análises das variáveis básicas e avançadas, apontando oportunidades para futuras pesquisas acadêmicas e destacando as principais limitações encontradas até então. As pesquisas acerca da aversão ao risco na tomada de decisão no contexto organizacional se mostram relevantes e as oportunidades apontadas devem ser exploradas para que se desenvolvam estudos na área.Descargas
Publicado
2019-02-07
Cómo citar
Fagundes, E., Schnorremberger, D., & Lunkes, R. J. (2019). Aversão ao risco na tomada de decisões organizacionais: análise da literatura e oportunidades de pesquisa. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(2), 19–36. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i2.39910
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.