Hipótese dos mercados adaptativos: uma análise da eficiência de títulos do mercado acionário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52255Resumen
Este estudo objetivou verificar se os títulos negociados no mercado acionário brasileiro apresentam comportamento compatíveis com a Hipótese dos Mercados Adaptativos de Lo (2004). Portanto, foram estimados os níveis de eficiência dos 11 títulos de maior liquidez pertencentes ao Ibovespa da B3. A eficiência foi estimada por meio do uso do Expoente de Hurst, com uso de dados diários pertencentes aos títulos das empresas entre o período de 1995 a 2018, compreendendo um recorte temporal de 23 anos. Por meio dos resultados do Hurst, foram feitas análises das estatísticas descritivas, correlação entre eficiência e risco, análise da eficiência sob a ótica da variação do mercado e o estudo dos níveis de eficiência por mandatos presidenciais. Os achados deste estudo fornecem evidências de que o mercado brasileiro apresenta comportamento dinâmico, pois os níveis de eficiência dos títulos variam de acordo com o risco. As ações são influenciadas pelas variações do mercado de formas e intensidades distintas. Em relação aos títulos das empresas sob influência governamental, nota-se que crises políticas influenciam nos níveis de previsibilidade das ações. Estes comportamentos observados estão de acordo com a Hipótese dos Mercados Adaptativos, pois a eficiência apresentada não é uma condição de “tudo ou nada”, pois a previsibilidade do retorno das ações denota uma adaptabilidade individual, de acordo com o ambiente e situação que divergem no mercado e entre as empresas.Descargas
Publicado
2020-07-01
Cómo citar
Gomes, L. F. de A., Souza, P. V. S. de, & Tibúrcio Silva, C. A. (2020). Hipótese dos mercados adaptativos: uma análise da eficiência de títulos do mercado acionário brasileiro. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(3), 3–25. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52255
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.